Projeto de atualização do sistema de transporte público garante permanência de micreiros em Guarulhos

Foto: Lucy Tamborino

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (18), em 1ª e 2ª votações, o projeto de lei 1.418/2022, que atualiza o sistema de transporte público coletivo de passageiros no município de Guarulhos, em sintonia com a lei federal nº 12.587/2012, conhecida como Lei de Mobilidade Urbana.

Enviado ao Legislativo pela Prefeitura, o texto prevê a gestão direta de permissionários (micro-ônibus) pelas viações. O serviço prestado pelos 280 micreiros que atendem os bairros mais distantes continua a ser realizado normalmente. O PL mantém a adesão do município à gratuidade para aposentados e pensionistas, sem condicionar o benefício ao valor da renda.

De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), Luigi Lazzuri, tal atualização visa a aumentar a eficiência e a modernizar o serviço de transporte público diante das necessidades do município. “O novo projeto possibilita a unificação do sistema, permitindo a continuidade e a melhoria do serviço em beneficio dos usuários. O que muda basicamente é a gestão do serviço de micro-ônibus, que passará a ser feita diretamente pelas empresas”, afirmou.

As mudanças trarão benefícios aos passageiros, reitera Marcelo Renan Golla, diretor do Departamento de Transportes da STMU. “Os usuários do transporte público deverão perceber a maior oferta de veículos, já que a medida tem o compromisso de aumentar significativamente a qualidade do serviço”.

Outros pontos importantes do PL, que agora segue para sanção do prefeito Guti, são a regulamentação do passe livre para estudantes de escolas públicas, a implantação de metas de redução da emissão de gases do efeito estufa e a concessão dos terminais urbanos à iniciativa privada. O texto na íntegra está disponível na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial, no link https://diariooficial.guarulhos.sp.gov.br/uploads/pdf/408766112.pdf.

- PUBLICIDADE -