Idosos do projeto Academia na Praça visitam comunidade indígena no Cabuçu

Fotos: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarulhos levou nesta quarta-feira (18) um grupo de 26 idosos participantes do projeto Academia na Praça para conhecerem o projeto Opá Abá Ta´Pe Irunamo Sekou (Todos Juntos na Aldeia), do povo indígena Wassú, no Cabuçu. A atividade da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, visa a promover a socialização e bem-estar da melhor idade como forma de garantir o envelhecimento ativo e saudável.

A visita foi conduzida pelo indígena Alan Wassú, que falou sobre a recuperação da vegetação do local onde a aldeia está sendo estruturada e a importância do projeto para seu povo, que engloba a promoção de encontros, acampamentos, participação em exposições e feiras, além de apresentação de culinária, canto, dança e artesanatos da etnia.

As propostas da comunidade indígena são a obtenção de renda para sua população, a divulgação da sua cultura e a recuperação da vegetação do local onde vivem. Os Wassú Cocal são um grupo indígena do ramo Kariri originário do sul da Serra do Azul, nos limites do município alagoano de Joaquim Gomes.

Durante a visita a chefe de divisão administrativa da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, Maria Iracilde Santana Oliveira, destacou a importância da ação, que faz parte do projeto Academia na Praça, cuja finalidade é promover bem-estar para os idosos, trazendo qualidade de vida com atividade física, além de possibilitar a integração dos participantes e o conhecimento de outra cultura. “Agradeço ao povo pela boa recepção que tivemos. Tenho orgulho em fazer parte do projeto Academia na Praça, o qual já beneficiou inúmeras pessoas por meio de atividades físicas que as fizeram superar problemas ortopédicos, como os de coluna”, disse Iracilde.

Interessados em participar do projeto Academia na Praça podem obter mais informações pelo telefone 2414-4267.

- PUBLICIDADE -