Acolhimento da Prefeitura recebe pessoas em situação de rua com seus pets

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

A fim de evitar que algumas pessoas em situação de rua recusem um local para passar o dia por não terem onde deixar seus pets, um dos equipamentos de acolhimento da Prefeitura de Guarulhos recebe também, desde 2020, os animaizinhos. O Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Centro, situado na rua Francisco de Paula Santana, 44, tem capacidade de abrigar cem pessoas e 20 animais. 

“Era muito triste quando a pessoa, mesmo com frio e fome, se recusava a ir por não ter onde deixar o seu melhor amigo, que o acompanha fielmente todos os dias. Desde que inauguramos o espaço para os pets o acolhimento dessas pessoas aumentou bastante”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante. A pasta é a responsável pelo serviço de acolhimento. 

 O local oferece cinco refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia) e os assistidos dispõem de atendimento e acompanhamento com psicóloga e assistente social. Além desse equipamento no centro da cidade, a Prefeitura oferece outros três locais que acolhem a população em situação de rua, cujos endereços estão em https://www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua.

Como solicitar ajuda

A administração municipal disponibilizou mais cedo neste ano, devido à chegada de uma frente fria intensa nesta semana, os telefones das equipes de abordagem social, que atendem e acolhem pessoas em situação de rua no município. A população poderá entrar em contato diariamente das 8h à meia-noite pelo telefone (11) 2536-4110 ou pelo WhatsApp (11) 2087-7400.

Com o conhecimento dos pontos da cidade que têm a maior concentração de pessoas na rua, as equipes já realizam diariamente rondas nesses espaços para ofertar acolhimento, mas seguem atentas para ocorrências fora dessas áreas que podem ser informadas por meio desses canais.

- PUBLICIDADE -