Guarulhos implementa solução inovadora em acessibilidade e inclusão educacional para 3 mil alunos

Foto: Camila Rhodes/PMG
- PUBLICIDADE -

Nesta quarta-feira (25) a Prefeitura de Guarulhos apresentou o TIX Letramento Teclado Inteligente Multifuncional, equipamento de tecnologia assistiva adquirido pela Secretaria de Educação para as salas de recursos multifuncionais dos 62 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A ferramenta atende alunos com deficiências físicas e motoras ou cognitivas da rede municipal.

Desenvolvido por meio de parceria entre a TIX e o Grupo Actcon, o material de apoio oferece soluções essenciais para contribuir com a alfabetização e o letramento das crianças de forma lúdica e interativa. Além disso, com esse material, os professores podem construir caminhos que ajudam os alunos a progredir, expandir a criatividade e o pensamento crítico, a se comunicar e a desenvolver saberes e autonomia.

Ao todo são atendidos mais de 3 mil alunos com deficiência na rede municipal. “Este momento é muito especial para todos nós, pois é necessário um olhar sensível para a educação inclusiva. Como educador, professor de língua portuguesa, aprendemos que o letramento nos permite ajudar a criança a compreender o mundo, o espaço, o lugar em que ela está inserida e hoje, com o avanço da tecnologia, esse equipamento vai melhorar ainda mais as aprendizagens e habilidades das crianças no AEE”, destacou o vice-prefeito, Professor Jesus.

No lançamento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, estiveram presentes o vice-prefeito, o secretário de Educação, Alex Viterale, a subsecretária Fábia Costa, a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), Solange Turgante, além de representantes do Grupo Actcon e profissionais que atuam no AEE, professores de educação especial e gestores de escolas-polo municipais.

Comunicação interativa

O evento contou ainda com a participação dos alunos Luiz Antônio Fiel, de oito anos, e Isadora de Oliveira, 10, da EPG Edson Nunes Malecka, que recebem atendimento no contraturno escolar pela professora Alessandra Penha. As crianças fizeram uma demonstração de como funciona o teclado e como ele pode auxiliar na alfabetização na perspectiva do letramento.

O secretário Viterale enfatizou o empenho dos professores, que já começaram a utilizar o TIX nas salas de recursos. “O departamento pedagógico está sempre preocupado em levar a educação para todos e, com esse equipamento, vai atender de forma ampla os nossos alunos com deficiência, sem esquecer outros métodos já utilizados na rede. As escolas receberam o equipamento e os professores já estão desfrutando com os seus alunos dos benefícios”. 

Para Roseane Figueira Fiel, mãe do aluno Luiz Antônio, que possui paralisia cerebral, o TIX tem colaborado de forma efetiva na aprendizagem do filho. “A professora envia os vídeos do Luiz usando o equipamento e interagindo muito bem nas atividades com as demais crianças na sala. Apesar da paralisia, ele entende e já consegue ler”, explica Roseane.

Os educadores também participaram, no evento desta quarta-feira, de palestra sobre a importância da acessibilidade e de promover oportunidades para todos com o professor do Programa Educacional TIX Letramento, Geisse Martins, mestre em tecnologias emergentes em educação e especialista em neurociência e aprendizagem.

Na palestra foram apresentados os cenários da população com diferentes deficiências no Brasil e os dados do Censo MEC/2020, que apontam que 85% dos alunos com deficiência na educação básica estão matriculados na rede pública de ensino.

- PUBLICIDADE -