Alunos do programa Mais Futuro conquistam título sul-americano de MMA

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

O CEU Parque São Miguel está em festa. Sete alunos do programa Mais Futuro, que fazem aula de MMA no local, venceram o campeonato sul-americano da modalidade. Vinicius Moreira, Luiz Fernando, Rodrigo da Silva, Nycole Gomes, Marcus Vinicius, Evandro Silva e Felipe de Souza foram os atletas que conquistaram o título durante o evento, que aconteceu no Clube Esportivo da Penha no mês de maio.

“É um trabalho árduo que realizamos aqui com a garotada a partir dos cinco anos. Fico extremamente feliz porque, além das conquistas no tatame, são jovens que estão no caminho do esporte, longe da marginalidade, aprendendo bons valores que certamente usarão durante toda a vida”, disse Fernando Santos, grão-mestre que leciona as aulas do programa Mais Futuro.

Nycole Gomes, uma das campeãs, iniciou no MMA para aprender a se defender. Após alguns torneios conquistados, a lutadora já consegue enxergar longa estrada dentro do esporte, além de vencer outro adversário, o preconceito.

 “Quando chegava à competição as pessoas olhavam meio torto, mas quando me viam em ação rapidamente mudavam de concepção. Identifiquei-me muito com a modalidade e agora que estou na faixa amarela, perto de subir de faixa, quero seguir carreira lutando e ensinando outras crianças e jovens”, comentou.

A prática esportiva foi um divisor de águas na vida do jovem de 16 anos Rodrigo da Silva. De garoto-problema na escola, Rodrigo se transformou em um exemplo a ser seguido. Segundo ele, todos inicialmente estranharam as mudanças, mas com o passar dos dias virou uma referência como pessoa e atleta. “Em casa e na escola todos notaram que passei a me comportar, a respeitar as pessoas. Vi que o antigo comportamento só me atrapalhava. O foco agora é chegar ao topo, lutar profissionalmente, passar na TV. Minha dica pra todo mundo é que venham para o esporte, mudanças acontecerão, como foi comigo”, disse Rodrigo.

Mixed martial arts, ou, em português, artes marciais mistas, constituem-se de um tipo de luta oficial em que os atletas utilizam golpes de diferentes artes marciais. Em geral é bastante comum que cada atleta tenha a sua especialidade em uma determinada modalidade. Durante os embates os atletas utilizam técnicas específicas de judô, caratê, jiu-jitsu, muay thai, boxe, kickboxing e wrestling.

Programa Mais Futuro

Iniciativa da Secretaria de Educação de Guarulhos, por meio da Escola 360 em parceria com a Organização Social Realizar e Saber, o programa é uma ação que contribui para a aprendizagem de crianças, jovens e adultos ao mesmo tempo em que promove a qualidade de vida ao atuar como um agente de transformação social da população.

O Mais Futuro oferece mais de 20 mil vagas entre cursos e oficinas, divididos em 14 polos de atendimento. Ao todo são cerca de 200 cursos disponíveis para alunos da rede municipal e a população em geral.

- PUBLICIDADE -