Leila Loutfi explica a diferença entre idade biológica e cronológica

Foto: Hoje TV

Apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira, o HOJE TV desta sexta-feira (10) contou com a participação de Leila Loutfi, que é geriatra e explicou que o corpo humano tem duas idades diferentes: a biológica e a cronológica. Segundo ela, se você quer saber qual é a sua idade verdadeira, não olhe o calendário pois ele mostra qual é a sua idade cronológica, mas o número pode estar longe de ser a definição real de quem você é.

A idade cronológica se refere ao tempo real de um ser humano, enquanto a biológica refere-se a quantos anos parece que a pessoa tem. Sendo assim, segundo ela, sua idade biológica funcional é a idade do sistema do seu corpo.

De acordo com Leila, a medicina, as condições de vida sociais e econômicas, além dos conhecimentos e a tecnologia ajudaram a fazer com que a expectativa de vida aumentasse. “Cresceu muito a expectativa de vida e agora uma quantidade muito maior de pessoas vive muito mais. O problema é se vive com qualidade ou não. Antigamente, com a seleção natural, quem tinha geneticamente uma condição de longevidade, ia viver mais e geralmente com mais qualidade de vida, mesmo sendo uma pequena parcela, por falta de recurso e ferramentas na medicina para combater as patologias”, explicou.

A geriatra ressaltou que, quando se fala de idade cronológica e biológica, existem gráficos, questionários e algoritmos para se calcular isso, geralmente quando se faz uma bioimpedância. “Esse é um exame que as nutricionistas fazem, vão te pesar e o aparelho calcula massa magra, massa gorda, conteúdo de água corporal, entre outros. Com isso, o aparelho já dá uma idade e ele sempre vai jogar uma idade biológica muito além, por causa da relação de peso, altura e massa magra, ou seja, são vários parâmetros que vão ser analisados para serem calculados”, finalizou.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -