Hospital dos Ursinhos ensina pacientes a perder medo de médico no Ambulatório da Criança

Foto: Divulgação/PMG

Mais de 30 crianças participaram no último sábado (11) no Ambulatório da Criança, no Centro, de uma ação especial voltada a pacientes entre quatro e dez anos de idade. O evento, intitulado Hospital do Ursinho, foi promovido pela manhã por meio de uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Guarulhos e os alunos do curso de medicina da Uninove. Em um ambiente extremamente lúdico, os pequenos interagiram com os estudantes, transformando o medo que eles têm em relação à figura do médico em momentos de descontração e alegria.

O objetivo de reduzir o medo das crianças quanto à figura do médico, ambientes hospitalares e procedimentos por meio de simulações de atendimento com material lúdico foi atingido amplamente. As crianças participantes desempenharam o papel de pai ou mãe do seu próprio ursinho, que elas mesmas levaram para a atividade.

Ao passar pelo “circuito médico” as crianças exteriorizam os problemas individuais no seu “filho”, que passava pela consulta médica. Há, assim, uma projeção dos sentimentos de medo e angústia da criança, que acabam se transformando em horas de diversão.
Na ação havia diversas “estações” que representaram as áreas médicas: recepção, triagem, enfermaria, raio-X e centro cirúrgico, que simularam os mais variados tipos de ambiente de um hospital. Em cada sessão foi aprofundada a relação entre o ursinho, a criança e os estudantes de medicina, que representavam os médicos.

O Hospital do Ursinho é uma iniciativa da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina e atende prioritariamente crianças de três a seis anos, mas na ação do último sábado essa faixa etária foi ampliada.

- PUBLICIDADE -