Prefeitura e Detran promovem atividade educativa para pedestres em avenidas

Foto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), promoveu nesta quinta-feira (23) ação educativa sobre segurança no trânsito voltada a pedestres nas avenidas Jamil João Zarif, no Taboão, e Papa João Paulo I, no Jardim São João. Em ambos os locais personagens abordaram transeuntes para alertar sobre os perigos de atravessar vias fora da faixa de pedestres, olhando para o celular, usando fones de ouvido ou ainda sem observar a sinalização semafórica.

De acordo com o Observatório de Segurança Viária da Prefeitura de Guarulhos, que tem como base o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), em 2021, dos 150 óbitos registrados no trânsito no município, 49 (33%) foram de pedestres. Neste ano, sete pedestres morreram, o que representa 12% dos 59 óbitos registrados até o momento.

Com o objetivo de zerar as mortes no trânsito no município, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) tem intensificado, além das atividades educativas, a implantação de sinalização de vias e de ações de fiscalização em parceria com as forças policiais estaduais e federais. O trabalho tem rendido resultados positivos, conforme relatório do Infosiga publicado na última segunda-feira (20), que apresenta redução de 42,8% dos óbitos em Guarulhos na comparação entre o mês de maio deste ano e o de 2021.

- PUBLICIDADE -