Secretário exalta participação da comunidade na Segurança Pública

Crédito: Denis Bonelli

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campo, participou nesta quarta-feira (22) do 1º Encontro de Lideranças Solidárias. No evento também foi lançado o site Vizinhança Solidária.

O encontro foi promovido pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH), da Polícia Militar. Também participaram os presidentes do Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e os tutores do Programa Vizinhança Solidária (PVS).

“Segurança Pública nasce onde as pessoas moram. As Polícias e a comunidade é que constroem as soluções para a segurança pública”, afirmou o secretário, que completou: “Juntos, nós vamos construir as soluções para os problemas. Juntos, nós somos mais fortes”.

Programa Vizinhança Solidária

O programa é baseado em um modelo de segurança inglês que estimula a troca de informações entre moradores de um bairro para facilitar e agilizando os pedidos de auxílio à polícia. Atualmente há 4.251 núcleos de PVS em todo o estado divididos em 277 cidades.

A Polícia Militar promove reuniões com os moradores cadastrados e produz informativos sobre a importância da participação de todos na prevenção de crimes. Há ainda palestras e cursos para porteiros que trabalham na região. Além disso, identifica e cria proximidade com as lideranças comunitárias e monitora os índices criminais da região.

Para receber os benefícios do programa, o cidadão deve procurar a Companhia de Polícia Militar mais próxima ou o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da localidade para preencher o requerimento de análise de vulnerabilidade. A vistoria realizada pela polícia não tem qualquer custo.

Conselhos Comunitários de Segurança

Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança.

Os grupos ainda têm o objetivo de desenvolverem campanhas educativas e estreitarem laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. O Estado de São Paulo conta com 388 conselhos sendo: 89 na Capital, 59 na Grande São Paulo e 240 no interior.

Site

O Site Vizinhança Solidária, que faz parte do Sistema de Polícia Cidadã, tem caráter orientador, para apresentar o Programa Vizinhança Solidária à comunidade, explicar sobre sua importância e como fazer participar. Por meio dele, também é possível fazer downloads de materiais relacionados ao programa.

Link do site: https://www.policiamilitar.sp.gov.br/UNIDADES/cco

- PUBLICIDADE -