CPTM contrata anteprojeto para levar Linha 13-Jade até o bairro de Bonsucesso

Foto: Governo do Estado de São Paulo
- PUBLICIDADE -

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou nesta sexta-feira (24/06) no Diário Oficial do Estado de São Paulo a contração de prestação de serviços técnicos para elaboração de anteprojeto, estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira para ampliação da Linha 13-Jade, levando a mais nova linha da companhia para novos bairros do município de Guarulhos, incluindo Bonsucesso.

A contratação do anteprojeto é parte fundamental para a extensão da Linha 13-Jade, pois é nesta etapa que serão definidas e consolidadas as principais diretrizes e características do empreendimento, tais como traçado, localização de estações e instalações de manutenção, tecnologias a serem utilizadas, dentre outros aspectos.

A contratação do anteprojeto, que tem um prazo de entrega de 16 meses a partir da assinatura do contrato, seguiu todas as regras de concorrência pública e o vencedor foi o Consórcio Projetista L13 Leste, com uma proposta no valor de R? 2.579.309,40.

O anteprojeto irá prever também estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira da extensão da Linha 13-Jade, sentido leste do município de Guarulhos. Os serviços previstos devem atender, no mínimo, os distritos São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, podendo indicar variações e complementos, desde que demonstrada sua viabilidade técnica, operacional e econômica.

Os serviços também precisam considerar parâmetros de adequação ao interesse público e garantir condições de solidez, segurança e durabilidade.

Atualmente, a Linha 13-Jade, da CPTM, possui 12,2 km de extensão, sendo 4,3 km em superfície e 7,9 km em elevado. São três estações: Engenheiro Goulart (que também atende a Linha 12-Safira), Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos. Os trilhos desta linha, inaugurada em 2018, também recebem o Expresso Aeroporto, trem que liga as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos em apenas 35 minutos, com horários pré-determinados.

“A Linha 13-Jade foi pensada para avançar para dentro do município de Guarulhos e atender a segunda maior cidade do Estado com a qualidade que ela merece. Hoje, a CPTM dá um passo importante para transformar a nossa linha ‘caçula’ em uma das mais movimentadas de todo o sistema”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

- PUBLICIDADE -