Espaço ‘Cozinhando com Palavras’ na 26ª Bienal do Livro de São Paulo aposta na ideia da gastronomia como símbolo cultural

Foto: Freepik

Para quem acredita na combinação entre literatura e gastronomia, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo contará com o espaço cultural “Cozinhando com Palavras” – com apoio de Electrolux, Plataforma #culturaemcasa, Escola Senac e Savona Design – mais uma vez com a curadoria de André Boccato, que tem a ideia de proporcionar aos visitantes uma proximidade com palestrantes, chefs, jornalistas e autores ligados à gastronomia. A Bienal do Livro acontece entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte, espera receber 600 mil visitantes e tem Portugal como país homenageado. Além disso, traz como novidade o uso do cashback – em que o comprador recebe parte do valor comprado no ingresso para ser usado nos estandes dos expositores. Para usar o benefício, o ingresso precisa ser comprado até dia 30/06.

“É importante colocar a gastronomia como um fator de identidade nacional e mostrá-la como um símbolo de cultura e influência brasileira”, comenta Boccato, que também dá mais detalhes sobre as seis faixas do “Cozinhando com Palavras”. São elas : “Portugal dos Sabores” (com palestras, demonstrações culinárias e degustações); “Tradições Culinárias Paulistas” (com culinaristas do programa Revelando São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo); “Cozinha de Afeto” (com palestras, demonstrações culinárias, degustações e entrevistas); “Cozinhando o Jabuti” (com leituras de poemas de ganhadores do Prêmio Jabuti); “Cozinha de Autor” (com palestras, demonstrações culinárias e degustações de grandes Chefs autores de livros ) e “Comida é Poesia. Poesia É Comida” (com leitura de poesias estilo PodCast que fazem referência à gastronomia e à comida).

Modernismo brasileiro: a conexão entre gastronomia e literatura

Boccato destaca ainda que o evento reúne leitura de poesias e trechos de literatura do movimento modernista na primeira fase – Monteiro Lobato e Mario de Andrade são os principais destaques. “Além dos palestrantes, teremos um violinista que alterna músicas com a leitura de poemas e as explicações sobre o papel da comida como cultura. Haverá projeção de imagens em telão dos cardápios (menus) colecionados por Mario de Andrade. Um dos textos a serem lidos é sobre a ideia de Emília (de Lobato) sobre existir um ‘livro comestível’. Então, faremos um texto impresso com tinta comestível sobre papel de arroz e o público, literalmente, vai poder provar”, conta ele.

Destaques da programação

“Há a riqueza da gastronomia de Portugal dos Sabores, com chefs e degustações; a intimidade da Cozinha de Afeto com vários Chefs consagrados e celebridades como Fábio Porchat e Kika Sato (mãe de Sabrina Sato)”, destaca o curador. Além disso, pensando na gastronomia de São Paulo, o evento vai contar com a presença de chefs como Alex Atala, Laurent Suaudeau, Rodrigo Oliveira, Vitor Sobral, Janaína Rueda, Morena Leite, Carole Crema, entre outros.

A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Itaú Cultural, BIC, ZAP Imóveis, Aon, E.M.S, Suzano (Naming Right da Arena Cultural), Klabin, MVB e Submarino.

Para conferir a programação a completa da 26ª Bienal Internacional do Livro, acesse: https://www.bienaldolivrosp.com.br/

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/bienaldolivrosp/

Facebook: https://www.facebook.com/Bienaldolivrosp

Twitter: https://twitter.com/bienaldolivrosp

Serviço

26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

02 a 10 de julho de 2022

Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h. Entrada no evento até as 21h.

Sábados e domingos, das 10h às 22h.

Dias 02, 03 e 09, entrada no evento até as 21h.

Dia 10/07, entrada até as 19h.

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333 | Vila Guilherme | São Paulo 

www.bienaldolivrosp.com.br

Ingressos

Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br

2ª feira a Domingo: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)

Meia-entrada: Estudantes

Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso

A Credencial Plena do Sesc dá gratuidade no ingresso. Para isso, é obrigatória a apresentação da credencial válida e documento com foto, ficando limitado a 1 ingresso por pessoa.

Transfer gratuito

Ônibus circularão com ida e volta ao Expo Center Norte a partir da estação Portuguesa-Tietê (Linha Norte-Sul) durante a semana e final de semana.

- PUBLICIDADE -