Projeto da Prefeitura já levou informações sobre cuidados com cães e gatos a mais de 6,8 mil crianças

As cachorrinhas Fofinha Algodão Doce e Mel e os gatinhos Pinguinha, Morceguinho e Iza Guachinin já ajudaram a conscientizar mais de 6,8 mil crianças de Guarulhos sobre as responsabilidades que ter um animalzinho de estimação em casa acarreta. Isso porque os cinco bichinhos tiveram papel importante nos encontros do projeto Educa Pet, promovido pela Prefeitura desde o último mês de março. Nesse período, alunos de cinco CEUs, oito Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) e duas escolas estaduais foram visitados.

O principal recado do Educa Pet às crianças é que ter um ou mais animais de estimação traz muitas responsabilidades, como fornecer comida, água fresca, abrigo e espaço, reservar tempo para brincadeiras e cuidados de higiene, garantir castração e vacinação contra a raiva e outras doenças, além de cuidados veterinários básicos. As conversas, que também versam sobre a importância da adoção, são conduzidas por Juliana Kopczynski, diretora do Departamento de Proteção Animal (DPAN). “O retorno das crianças tem sido incrível. Algumas até choram de emoção ao se aproximarem dos animaizinhos. Acreditamos que estamos alcançando nosso objetivo de conscientizar cada vez mais pessoas sobre os cuidados que os animais necessitam para viverem felizes e com saúde”, explica Juliana.

Para complementar o trabalho e incentivar o desenvolvimento do tema em sala de aula, professores e alunos têm acesso ao livro Arthur – O Menino que Ama os Bichos, do escritor guarulhense e professor Tiago Ortaet. A publicação aborda a história real do garotinho Arthur, de seis anos, que adotou um cãozinho no DPAN em 2018. Ainda de acordo com Juliana, o Educa Pet pretende conversar com oito mil crianças até o final deste ano.

Locais já visitadas pelo Educa Pet

CEU Bambi

CEU Continental

CEU Presidente Dutra

CEU Rosa de França

CEU Cumbica

EPG Manoel Rezende

EPG Cesar Lattes

EPG Zilda Gatai

EPG Jorge Amado

EPG Margarida de Maria da Conceição

EPG Vereador Carlos Franchin

EPG Hamilton Felix de Souza

EPG Evanira Vieira Romão

EE Laura da Purificação de Castro Mendes

EE Ligia Kitz Moreira

- PUBLICIDADE -