Como viajar de avião com cachorro: Leporo explica sobre regras e precauções

Foto: Hoje TV

Viajar de avião com cachorro pode parecer algo inusitado para algumas pessoas, mas é mais comum do que se possa imaginar e foi sobre este tema que tratou Robson Leporo, presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários de São Paulo, no HOJE TV desta quarta-feira (29), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira.

Viagens longas de férias ou por conta de mudanças, os animais de estimação precisam acompanhar seus donos. Porém, existem várias regras e procedimentos a se seguir para garantir o conforto e a segurança do pet durante o voo. Nas principais companhias aéreas brasileiras é permitido viajar de avião com cachorro. Segundo o presidente, não existe uma legislação específica adotada por todas as companhias. Sendo assim, cada uma possui suas próprias regras.

“O passageiro que paga para o seu animal ser transportado precisa ter garantias, ou seja, um médico veterinário com disposição para analisar o pet antes do embarque; um compartimento, que é importantíssimo pois existem muitos casos de cachorros esmagados por conta da trepidação ou uma turbulência. Com isso, o movimento acaba jogando as malas para cima dos bichos”, explicou.

Ele orienta que antes de começar a planejar a viagem, é preciso se informar sobre as regras das companhias aéreas. Assim, é possível comprar a passagem com a companhia cuja política de transporte de animais pareça mais agradável ao pet.

De acordo com Leporo, também é preciso um espaço adequado para que esses animais sejam colocados e não sofram nenhum acidente. “Cachorro até 10 quilos, que possa ir dentro em uma contenção dentro da própria aeronave, como bagagem de mão. Afinal, existem cachorros com anatomias diferenciadas e que não conseguem respirar em um ambiente tão fechado e acabam morrendo, que é o caso da raça pug, por exemplo”, finalizou.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado através do Facebook (guarulhoshoje), Youtube (HOEJ TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -