Cursos de qualificação profissional formam mais 192 jovens em Guarulhos

Foto: Nicollas Ornelas/PMG

O programa Jovem Trabalhador formou na última sexta-feira (1º), em cerimônia no Adamastor, mais 192 jovens em cursos de qualificação profissional gratuitos. Os alunos, com idade entre 16 e 21 anos, receberam seus certificados pelos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar em logística, auxiliar em recursos humanos, auxiliar em serviços de hotelaria, auxiliar de gestor de resíduos sólidos, marketing e vendas, programação (desenvolvimento de sistemas), edição de vídeo digital, auxiliar de arquivista digital e programação básica para dispositivo móvel.

Toninho Magalhães, titular da secretaria do Trabalho, órgão responsável pelos cursos, parabenizou os formandos. “Vocês decidiram dar o primeiro passo, buscaram estudar e estão saindo daqui com uma nova profissão que vai fazer muita diferença na vida. O que nós aprendemos ninguém nos tira”, disse. Ele completou sua fala ao lembrar aos formandos e também aos seus familiares da existência do Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), que é uma agência de empregos pública, e ao dizer que o órgão está à disposição daqueles que queiram buscar uma colocação no mercado de trabalho.

A cerimônia de formatura também contou com apresentações culturais feitas por alunos e professores, como show de mágica e de canto, além de homenagens. A aluna Stephanie Santos subiu ao palco para homenagear seus colegas de formação e lembrou que “mudar é complicado, mas se acomodar é perecer”, frase do escritor Mario Sérgio Cortella. “Não tenham medo de viver o novo. O curso foi uma experiência totalmente diferente pra mim, mas se não tivéssemos tomado a atitude de nos inscrever, não estaríamos aqui nos formando, com conhecimentos novos e amizades novas. Obrigada a todos pela oportunidade”, completou.

Formado e empregado

“Esse curso me ajudou a encontrar um caminho que eu quero pra vida, e isso significou muito mesmo pra mim”, disse Gabriel Barreto Tomaz, de 19 anos, que recebeu seu certificado pelo curso de marketing e vendas.  Ele, que já conseguiu um emprego na área em uma loja no centro da cidade, diz que os ensinamentos obtidos em sala de aula foram primordiais para essa conquista. “Além do conteúdo, o curso me ajudou a entender como me relacionar em um ambiente de trabalho, desenvolver bem apresentações que eu precise fazer futuramente e também me ajudará a crescer na empresa”, afirmou.

Segundo ele, o professor sempre abriu espaço pra que os alunos mostrassem seus talentos e buscassem desenvolvê-los. “Quando eu estiver mais velho e olhar pra trás com certeza vou ver como o professor e meus amigos de sala foram importantes para eu me desenvolver como profissional e pessoa”, finalizou Tomaz.

- PUBLICIDADE -