Magia das cores e culinária especial tomam conta do Bosque Maia no Arraial Guarulhos

Foto: Sidnei Barros/PMG
- PUBLICIDADE -

A magia das cores das quadrilhas e das apresentações artísticas, somada à grande variedade da culinária caipira, promete trazer ao público visitante do Bosque Maia grande experiência de cultura popular durante o Arraial Guarulhos. O evento, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho, sexta, das 18h às 22h, sábado e domingo, das 12h às 21h, é uma realização da Prefeitura de Guarulhos com curadoria da Tádito Produções.

Mais de 4 mil fuxicos produzidos manualmente e incontáveis quilômetros de bandeirinhas compõem a cenografia do Arraial Guarulhos. Nessa grande celebração do afeto, merece destaque a valiosa participação de artistas guarulhenses, cujas performances garantem grande festança para as famílias da cidade.

Os ranchos

Doces caseiros de amendoim, abóbora, batata-doce e banana, além dos famosos bolinhos caipiras e as saborosas broas e pamonhas, que caem muito bem com aquele café quentinho, evidenciam o conhecimento culinário de cidades como Taubaté, São José dos Campos, Pindamonhangaba e Cruzeiro, entre outras.

Os espaços de culinária contam com os tradicionais ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado e culinaristas de diversas cidades do Vale do Paraíba. O festival dispõe de variedades como doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, um sem-número de iguarias.

No Rancho das Comitivas de Guarulhos o objetivo vai muito além do culinário; procura promover a cultura do mundo caipira com sua culinária típica, com temperos bem selecionados e preparo diferenciado.

Outra sensação do evento são os ranchos Carne na Lata, cuja culinária faz com que as pessoas recordem a comida de seus avós, e Vaca Atolada, que oferece uma experiência caipira diferenciada.

Da cidade de Jambeiro para Guarulhos, o Rancho Táchos do Olímpio apresenta pratos típicos da região, comida boa e receitas de família. Já o Rancho Comida da Roça oferece deliciosos pratos à mineira.

Muita música e quadrilhas

O Arraial Guarulhos celebra ainda o universo musical caipira, repleto de violeiros, sanfoneiros, duplas de violas, quadrilhas juninas, trios de forró pé-de-serra e grupos de teatro e circo para brincadeiras juninas, bailes e intervenções artísticas que acontecem simultaneamente em diferentes pontos do Bosque Maia.

No Espaço Viola serão realizadas apresentações de grandes nomes da música caipira da cidade, encontros musicais que vão desde as saudosas e tradicionais canções da música caipira à música popular brasileira e composições autorais.

Um colorido especial toma conta da Arena Junina com as quadrilhas, que reúnem cerca de 200 dançantes populares deste movimento. Os grupos vêm de São Paulo, São Vicente, Santos, São José dos Campos e Caçapava. As quadrilhas são feitas por comunidades formadas por 50 casais cada e têm como característica o espetáculo e produções luxuosas de roupas juninas, ensaios e passos marcados.

Para conhecer a programação completa acesse o site www.arraialguarulhos.com e o perfil do Arraial Guarulhos no Instagram (@arraialguarulhos).

- PUBLICIDADE -