Covid: 6% da população de Guarulhos não se vacinou

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

Maria Menezes

Com a vacinação contra a covid-19 liberada para pessoas com idade igual ou superior a cinco anos, Guarulhos possui 5,90% da população não imunizada contra a doença, enquanto 13,41% começaram o esquema básico de vacinação – com primeira e segunda doses ou dose única, mas não terminaram.

Segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos, desde o início da vacinação, em janeiro de 2021, até a última sexta-feira (08) o município registrou 3.230.277 doses aplicadas, sendo 1.190.554 primeiras doses, 1.11.503 segundas e 887.883 terceiras, enquanto 40.937 foram doses únicas. Com o esquema básico completo estão 86,6% da população com idade para vacinar, não considerando as doses adicionais.

Em relação a população infantil, apenas 48,8% das crianças com idade entre cinco e 11 anos foram completamente imunizadas – índice ainda considerado baixo pela prefeitura, que planeja vacinar ao menos 90% desta população. Enquanto 73% iniciaram a vacinação, mas não retornaram para a segunda dose. Para que o índice de aplicações crescesse, a Prefeitura de Guarulhos disponibilizou a vacinação nas escolas, assim como mantém uma quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas aos sábados para a mesma finalidade.

Na cidade, seguindo o plano de vacinação do Estado de São Paulo, as pessoas com idade igual ou superior a 40 anos já podem tomar a quarta dose do imunizante – para pessoas com imunossupressão o esquema é feito de maneira diferente, em todas as 68 UBSs, assim como no Ambulatório da Criança.

- PUBLICIDADE -