Quatro UBS terão atendimento no sábado pelo programa Saúde Agora

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Neste sábado (23) as Unidades Básicas de Saúde Itapegica, Jardim Acácio, Jardim Fortaleza e Normandia estarão abertas para atender a população para consultas, exames e vacinação. As UBS estarão em funcionamento das 8h às 16h pelo programa Saúde Agora, sendo que cada uma delas está localizada em uma região de saúde diferente para contemplar os munícipes de todos os territórios.

Como de praxe, as consultas médicas e os exames de Papanicolau devem ser agendados. Todos os outros serviços, no entanto, são realizados por demanda espontânea, como retirada de medicamentos, aferição de pressão arterial e de glicemia e vacinação, seja de rotina, contra a influenza (gripe) ou contra a covid-19.

A Secretaria da Saúde aproveita para chamar a atenção das pessoas com 35 anos ou mais de idade que já receberam a terceira dose contra a covid-19 há pelo menos quatro meses (122 dias) e ainda não se dirigiram até uma das unidades para receber a quarta dose. A cobertura vacinal dessa faixa etária está baixíssima. Cerca de 100 mil pessoas já podem receber a quarta aplicação, mas menos de três mil completaram o esquema vacinal até esta quarta-feira (20).

Vale ressaltar que as UBS Itapegica e Jardim Acácio são polos de Coronavac. Portanto, pessoas acima de seis anos de idade que iniciaram a vacinação contra a covid-19 com esse imunizante, bem como gestantes, podem ser vacinadas em uma das duas unidades neste sábado. O esquema vacinal compreende a segunda dose para crianças acima de seis anos após 28 dias da primeira dose e o mesmo intervalo para a primeira dose adicional para maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão. Para pessoas acima de 12 anos o intervalo é de 122 dias.

O programa Saúde Agora prevê a abertura de uma ou mais Unidades Básicas de Saúde em sistema de rodízio aos sábados. No dia 16 funcionaram as UBS Jardim Acácio e Cumbica I.

Serviço

UBS Itapegica: avenida Rotary, 1.453, Itapegica

UBS Jardim Acácio: avenida Silvestre Pires de Freitas, 2.007, Jardim Acácio 

UBS Jardim Fortaleza: rua Hilário Pires de Freitas, 166, Jardim Fortaleza

UBS Normandia: estrada da Água Chata, 979, Jardim Normandia

- PUBLICIDADE -