Aumento da fiscalização provoca queda de furtos e roubos de cabos elétricos e de cobre em Guarulhos

Foto: Divulgação/PMG

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos não registrou furto ou roubo de cabos elétricos e de cobre nos últimos 50 dias, após mais de 200 ocorrências do delito entre 2021 e maio deste ano. Tais ocorrências foram inibidas por forças-tarefa em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar, que efetuaram 14 prisões entre fevereiro e o início de junho com a intensificação dos patrulhamentos noturnos e a fiscalização de cerca de 60 ferros-velhos suspeitos de receptação dos materiais.

Em 20 operações integradas, foram apreendidos mais de 500 kg da matéria-prima em comércios de sucata, que foram autuados por não apresentarem procedência fiscal dos produtos. Os estabelecimentos que compram recicláveis são alvos importantes das fiscalizações devido à valorização do preço do cobre nos últimos dois anos, o que impulsiona a ação dos vândalos. 

Durante os patrulhamentos, a GCM impediu que indivíduos danificassem caixas que armazenam os cabos de fibra ótica da iluminação pública e de serviços essenciais. Dentre esses flagrantes, criminosos se arriscaram a subir em grandes alturas para furtar cabos que abastecem os semáforos. O desligamento desses aparelhos é uma das preocupações dos agentes, uma vez que amplia o perigo de acidentes de trânsito.

De acordo com o secretário-adjunto para Assuntos de Segurança Pública, Ricardo Melchiades, a maior motivação para o planejamento das operações conjuntas foi prevenir riscos à segurança e à vida do cidadão caso o funcionamento de equipamentos públicos fosse interrompido pelos furtos.

“São diversos problemas gerados pelo vandalismo, como a insegurança intensificada pela falta de luz nas ruas, atrasos em atendimentos de saúde emergenciais, a interrupção de agendamentos de consultas pela internet, o comprometimento de aulas nas escolas, entre muitos outros”, salientou Melchiades.

Acione a GCM

Caso o munícipe suspeite do furto deve entrar em contato com a Central de Atendimento da GCM, que pode ser acionada todos os dias da semana, 24 horas, por meio do telefone 153.

- PUBLICIDADE -