Guarulhos inicia mutirão de exame de detecção de doenças pulmonares pelo Cemeg Pimentas

Foto: Arek Socha/Pixabay

Nesta segunda-feira (1°) Guarulhos deu início ao mutirão de espirometria, exame responsável pela detecção de doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Cemeg Pimentas. A ação, realizada em parceria com o Laboratório Boehringer Ingelheim, possibilitará que pacientes inseridos no sistema de regulação municipal tenham acesso ao exame, previamente agendado, em sua região.

Para isso, o serviço de saúde recebeu uma cabine de espirometria itinerante. O equipamento, dotado de tecnologia, com filtros duplos (HEPA e ULPA) de alta capacidade para separar agentes microbiológicos como vírus e bactérias, purifica o ar por dentro em um minuto, agindo para reduzir os riscos de contágio, não apenas da covid-19, mas protegendo os pacientes, profissionais de saúde e demais usuários contra a transmissão dos agentes causadores da tuberculose e sarampo. 

No Cemeg Pimentas os exames serão realizados até o próximo dia 19, já no dia 3 de setembro haverá mutirão na UBS Tranquilidade, com cinco cabines de espirometria e cinco técnicos disponíveis para o atendimento de 210 pacientes agendados pela regulação municipal. Os laudos ficarão disponíveis nas unidades de referência do paciente, conforme orientação na data do exame. 

Com a parceria, serviços de todas as regiões de saúde (Centro, Cantareira, São João/Bonsucesso e Pimentas/Cumbica) serão contemplados com a cabine de espirometria itinerante para atender os pacientes de seus territórios até o final do ano.

- PUBLICIDADE -