Nova sede da UBS Alvorada oferece melhor atendimento à população

Fotos: Ivanildo Porto/PMG


Após dois anos fechada devido a necessidades de adequação das instalações, a UBS Alvorada, inaugurada em outubro de 2010 na Vila Paraíso, ganha prédio amplo e adaptado em novo endereço. A unidade já está em funcionamento na avenida Santana do Mundaú, 800, Parque Alvorada, desde o dia 22 de julho e na manhã desta segunda-feira (8) recebeu a visita do prefeito Guti e do secretário da Saúde, Ricardo Rui.

Com mais de 21 mil usuários cadastrados e com cinco equipes de Estratégia Saúde da Família, a UBS está instalada em um imóvel de 618,90 m² de área construída e distribuída em três pavimentos, com circulação vertical por meio de elevador. “A antiga UBS era muito pequena. Não atendia bem a população. Essa aqui é muito mais moderna. Tenho certeza de que a população será bem recebida, porque além de um espaço maior e mais acessível, a gente tem um time muito bom”, afirmou Guti.

O secretário Ricardo Rui explicou que a UBS era localizada no mesmo prédio do PA Alvorada. “Desmembramos a unidade do pronto-atendimento porque não justificava aquele movimento todo. Então a gente trouxe para esse prédio bem adaptado, com cinco consultórios a mais, além de salas de inalação e de curativo, que não tínhamos no prédio antigo, em mais uma iniciativa para melhorar o serviço prestado à população”. 

Estrutura

O novo prédio conta com 12 consultórios, sendo seis para atendimento médico, dois diferenciados com sanitários para atendimento ginecológico, dois odontológicos e dois sociais para atendimento às vítimas de violência sexual. 

No térreo os usuários depararão com recepção, salas de espera, de vacina, de curativo, de procedimentos e de inalação, farmácia, dois consultórios médicos e sanitários, além do almoxarifado. Os demais consultórios estão localizados no primeiro e no segundo andar. O projeto atende à portaria GM/MS nº 2.468, de 04/10/2021, bem como às normativas da Vigilância Sanitária e à legislação pertinente atual, e por isso também conta com um sanitário feminino, um masculino e três para pessoas com necessidades especiais, além de um banheiro para funcionários.

O setor administrativo, localizado no segundo andar, compreende salas de administração e gerência, de reunião e de atividades coletivas. Além disso, a unidade também conta com copa, depósito de material de limpeza, sala de expurgo e esterilização, abrigo de resíduos contaminados, comuns e recicláveis, além de espaço coberto para embarque e desembarque de ambulâncias.

A UBS Alvorada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e continua com o atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, constituído por equipes formadas por profissionais de diferentes áreas, como nutricionista e educador físico, e sede do Núcleo de Atendimento à Vida, serviço especializado no atendimento psicossocial e psicoterapêutico às vítimas de violência sexual. 

Vale lembrar que no tempo em que a unidade esteve fechada as equipes e os usuários foram direcionados para a UBS mais próxima, a Cumbica I, e que as ações de promoção e prevenção à saúde continuaram e continuarão a ser ofertadas em parceria com equipamentos da Secretaria de Educação, como o CEU Paraíso e as EPGs Anísio Teixeira e Nelson de Andrade.

- PUBLICIDADE -