Vencedores do Concurso GruPiano se apresentam com a Orquestra Jovem neste sábado

Foto: Márcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta concerto com os jovens talentos vencedores do 2º Concurso GruPiano no próximo sábado (20), às 20h, no Teatro Padre Bento. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, o espetáculo ficará disponível no canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g) das orquestras. 

No programa do concerto, Ervino Rieger, o grande vencedor da 2ª edição, apresenta o 1º movimento, Allegro Maestoso, do Concerto para Piano nº 1 em Mi Menor, Op. 11, de Chopin. Guilherme Frazzatto, segundo lugar, apresenta o 1º movimento, Allegro com Brio, do Concerto para Piano nº 3 em Dó Menor, Op. 37, de Beethoven. Já a terceira colocada, Ingrid Uemura executa o 1º movimento, Maestoso, do Concerto para Piano nº 2 em Fá Menor, Op. 21, de Chopin.

Entre os diferenciais do GruPiano está a apresentação dos finalistas junto às orquestras profissionais da cidade, marca incomum em relação aos demais concursos e que permite a apreciação da intensidade e da sutileza da obra escolhida. “Em sua 2ª edição, o GruPiano potencializa o objetivo de revelar nomes da nova geração de pianistas brasileiros. É com grande satisfação que perpetuamos a tradição desse instrumento ao assegurar aos músicos que eles estejam sempre brilhando nos palcos da cidade e de todo o país, fazendo música de concerto”, explicou o maestro Emiliano Patarra.

Em julho do ano passado, Ervino, Guilherme e Ingrid foram selecionados por meio de processo seletivo que contou com banca examinadora composta por grandes especialistas nesse instrumento, como Isabel Kanji, professora de piano do Conservatório Municipal de Guarulhos, Heloísa Helena Fortes Zani, pianista e professora aposentada do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, especialista em performance musical para piano, e Horácio Gouveia, professor da Emesp Tom Jobim.

Para saber mais sobre a temporada 2022 das orquestras de Guarulhos acesse http://orquestrasdeguarulhos.com/.

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

- PUBLICIDADE -