Maioria dos municípios do litoral de SP relata alta incidência de covid-19

Foto: Bigstock
- PUBLICIDADE -

Prestes a receber o maior volume de turistas do ano para as celebrações do ano-novo, o litoral paulista vive alta de casos de covid-19. Ao menos 8 dos 15 municípios da região registraram, na última semana epidemiológica, alta incidência de infecções por coronavírus, segundo análise do Estadão feita com base em levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Com base em dados informados pelos municípios ao Ministério da Saúde, o instituto calcula a taxa de incidência, que é classificada como alta quando fica acima dos 100 casos por 100 mil habitantes. Considerando os últimos dados disponíveis, da semana epidemiológica 50, encerrada no dia 17, estão nessa situação dois municípios do litoral norte, um da Baixada Santista e cinco do litoral sul.

“O risco de transmissão nas praias é baixo, porque são ambientes abertos. O problema são as baladas, os restaurantes fechados, as aglomerações de jovens”, alerta o imunologista Jorge Kalil, diretor-presidente do Todos pela Saúde.

De acordo com o levantamento, a pior situação entre as cidades litorâneas é a de Caraguatatuba, com taxa de 894 casos por 100 mil habitantes – a sétima maior do Estado. Segundo os boletins epidemiológicos municipais, o número de infecções confirmadas triplicou em um mês, passando de 282 casos na semana 46 para 1 005 na semana 50.

O município, que espera ao menos 500 mil turistas para esta semana, também registra alta de internações por coronavírus. Na semana 46, eram nove hospitalizados nas unidades de saúde da cidade, com apenas um deles em unidade de terapia intensiva (UTI). Na última semana, o total de internados passou para 16, dos quais 12 estavam em UTI.

Ainda no litoral norte, Ubatuba também tem alta incidência, mas com situação menos preocupante. Na última semana, foram 117 casos por 100 mil habitantes. Em informe divulgado no dia 20, a prefeitura chama a atenção para a alta de casos e reforça a necessidade de a população completar o esquema vacinal. No dia 10, o município liberou a quarta dose do imunizante para todas as pessoas maiores de 18 anos e delegou uma equipe de saúde para realizar a vacinação de profissionais do comércio e quiosques da cidade. O município tem índice de vacinados com a quarta dose bem abaixo da média do Estado. Segundo dados da plataforma Vacina Já, do governo paulista, apenas 17% dos moradores de Ubatuba receberam a quarta injeção, ante 30% em todo o território paulista. Em Caraguatatuba, o índice é de 24%.

Peruíbe é o município do litoral paulista com a segunda maior taxa de incidência de covid-19, segundo o levantamento do ITpS: 554 casos por 100 mil habitantes. Ainda no litoral sul estão com alta taxa de casos Ilha Comprida (403), Iguape (275), Itanhaém (266) e Cananeia (120). Na Baixada Santista, o único município com alta incidência de covid-19 é Bertioga, com taxa de 250 infecções por 100 mil pessoas.

VACINAÇÃO

Para Jorge Kalil, a medida mais importante tanto para a população local desses municípios quanto para os turistas é completar o esquema vacinal. “O vírus ainda está circulando, ele mata menos por causa da vacina, mas ainda mata. É importante que todos, em especial os de maior risco, como idosos e imunocomprometidos ou pessoas com comorbidades, tomem as doses de reforço.”

Kalil sugere ainda que, mesmo no litoral, as pessoas utilizem a máscara quando estiverem em ambientes cheios e pouco ventilados, como supermercados ou restaurantes fechados.

Questionadas sobre a alta de casos e as ações tomadas para reduzir riscos durante a alta temporada, as prefeituras dizem que a maioria das infecções é leve, que não há sobrecarga na rede hospitalar e tem reforçado as ações de prevenção. Caraguatatuba afirmou que o número alto de casos da semana 50 se deve a “dados represados” e o número de internados já caiu nesta semana. Disse ainda que tem reforçado a campanha de vacinação, com aplicação das doses em espaço que funciona 24 horas na UPA do município.

Ubatuba informou que, segundo boletim do dia 20, estava com apenas duas internações por covid e “tem realizado diversas campanhas de vacinação contra a covid, com horários diferenciados, em parcerias com escolas para o público infantil” e imunização para os profissionais do comércio da cidade. “Também há na cidade informativos sobre o uso de máscara em locais muito cheios, higienização das mãos com álcool em gel e demais medidas preventivas contra a covid”, afirmou a administração.

Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém e Bertioga afirmaram que têm poucos ou nenhum paciente internado por covid e que realizam mutirões e ações especiais de vacinação contra a doença. A Prefeitura de Cananeia não respondeu. A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura de Peruíbe.

OUTRAS CIDADES

Para além do litoral, outras regiões do Estado também registram alta de infecções por coronavírus. Ainda de acordo com os dados do levantamento do Instituto Todos pela Saúde, um terço dos municípios do Estado teve na última semana epidemiológica analisada taxa superior a 100 casos por 100 mil habitantes. São 228 cidades nessa situação, de um total de 620 que informaram os dados.

No topo do ranking de maiores incidências estão municípios do interior paulista – Sales, Nova Independências e Registro encabeçam a lista. Todos têm índice superior aos mil casos por 100 mil habitantes. Para a infectologista Raquel Stucchi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o momento é de cautela para que as festas de fim de ano não disparem uma onda de casos similar à observada em janeiro do ano passado, com a variante Ômicron.

“Em algumas cidades do Estado, como na capital, já estamos em uma fase de estabilização do número de novos casos e início da queda. Em outras áreas, como algumas cidades do litoral e interior, ainda há aumento de casos. Se relaxarmos na proteção, podemos ter um novo recrudescimento da pandemia no Estado e alta de casos e internações logo após as festas de fim de ano. E o pior é que não temos toda a estrutura de leitos extras que tínhamos nas outras fases da pandemia”, diz a médica.

- PUBLICIDADE -