Procon alerta sobre golpe de empresa fornecedora de equipamentos de energia solar


O Procon Guarulhos alerta a população sobre a empresa Helux Energia Sustentável, com sede no município de São José dos Campos, que foi multada por suspeita de aplicar golpes em consumidores de cidades paulistas como Guarulhos, Taubaté, Ilhabela, Caraguatatuba e São Paulo.

A prática consiste na visita de representantes da empresa em residências para ofertar a instalação de painéis solares a fim de reduzir o consumo de energia elétrica. Entretanto, após a assinatura do contrato e o pagamento por transferência bancária, os equipamentos não são entregues e o serviço de instalação contratado não é executado. Há relatos de consumidores que sofreram prejuízos de mais de R$ 175 mil.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Guarulhos informa que em razão das irregularidades multou a empresa pelo não cumprimento do contrato (entrega do produto e instalação), por obter vantagem manifestamente excessiva, por cláusulas do contrato consideradas abusivas que colocam o consumidor em desvantagem exagerada e pelo contrato redigido com o tamanho da letra menor do que o recomendado pela legislação.

Nos últimos meses, de acordo com a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher, constatou-se o aumento substancial de golpes contra os consumidores, os quais são abordados em suas residências por falsos comerciantes que oferecem a suposta venda de filtros, colchões magnéticos, entre outros produtos, e até motoboys se passando por mensageiros de bancos.

“A população deve redobrar a atenção e desconfiar das facilidades oferecidas. As vítimas desses golpes devem denunciar à polícia para a lavratura de boletim de ocorrência e ao Procon para a abertura de reclamação administrativa”, orienta a coordenadora.

O Procon Guarulhos apurou ainda que a empresa possui diversas reclamações em outros Procons municipais, bem como em sites de defesa do consumidor.

Canais de atendimento

O Procon Guarulhos atende pelo telefone 151, do Disque-Denúncia, pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br e de forma presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas seguintes unidades:

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.

Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João – Telefone: 2408-4315.

Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC) – Telefone: 2484-1070.

- PUBLICIDADE -