Começa amanhã o maior festival gastronômico da Mantiqueira, que reunirá 29 cidades de São Paulo, Rio e Minas Gerais


Quem passar as férias de inverno nas montanhas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro terá uma série de variedades gastronômicas que irão incrementar ainda mais as experiências de viagens. Nesta época, milhares de turistas visitam a região em busca de diversão, natureza, clima frio típico da estação, e é claro, boa gastronomia.

Os visitantes poderão conhecer alguns dos 70 restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, foodtrucks, bistrôs, sorveterias, vinícolas e até pousadas com pegada gastronômica que participarão do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que terá início nesta sexta-feira (2) em 29 municípios dos três estados.

Quem for para Minas Gerais, por exemplo, poderá encontrar alguns dos participantes do festival em 19 cidades situadas nas regiões montanhosas no sul do estado. Já na Serra da Mantiqueira paulista, são oito cidades que integram o evento, espalhadas pela Serra da Bocaina (Cunha) e Vale Histórico (Bananal e Queluz).

Já no estado do Rio de Janeiro, o distrito de Visconde de Mauá, que pertence a Resende, responde por todos os seis restaurantes inscritos. Veja todos os estabelecimentos e cidades participantes no site oficial www.saboresdamontanha.com,br.

“O festival proporcionará ao público que visitará as regiões montanhosas dos três estados uma diversidade gastronômica acessível a todos os bolsos e gostos, que vai do tradicional pastel, vendido em mercado municipal, até o stinco de cordeiro, um prato mais elaborado e comercializado em vinícola premium”, destaca Reginaldo Pupo, gestor da Sabores da Montanha, entidade que realiza o evento.

Ele frisa que a maioria dos estabelecimentos, especialmente os de Minas Gerais, se preocupou em preservar a culinária típica caipira, com pratos tradicionais, como a carne na lata, tutu à mineira, torresmo, entre outras iguarias. “Já os restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro apostaram em uma gastronomia contemporânea, onde a truta, peixe típico da serra, é a grande estrela”, acrescenta Pupo.

“Em comum, a maioria dos chefs e proprietários de restaurantes busca ingredientes e insumos para a confecção dos pratos diretamente dos produtores locais da região da Mantiqueira. Além de valorizar o trabalho desses fornecedores, cuja produção é praticamente familiar, na outra ponta, o público terá a certeza de encontrar pratos com ingredientes frescos, o que confere maior qualidade dos produtos ofertados”, finaliza Pupo.

Grupo Sabores

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio da Azul Pagamentos e Revista Travel for Life, com apoio institucional do Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG).

A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira.

O grupo também gerencia a Sabores da Serra Gaúcha, Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

Conheça os estabelecimentos participantes:

SÃO PAULO

Bananal: B de Bocaina, Santa Prosa

Campos do Jordão: Secreto Luxury

Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Bethlehem, Restaurante do Gnomo

Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari

Queluz: Queijaria Santa Vitória

Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações

São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria

São Francisco Xavier: Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-BIER, Villa K2

MINAS GERAIS

Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão, Restaurante Rio Branco, Café e Confeitaria Braga, Mirante da Serra, Delícias da Kaká, Vinícola Stella Valentino, Vaquinha Queijaria

Bom Jardim de Minas: Rancho Mineiro

Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles

Caxambu: Embrasa, Boi Ralado

Cristina: Vendinha Cafeteria e Gastrobar

Extrema: Tulha da Serra

Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria,  Restaurante Vitória, Maison Pio

Itajubá: The Gustta Foodtruck, Óikí Cafés Especiais

Itamonte: Encantamonte, Bela Serra

Itapeva: Bento´s Head Pub

Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Pizzaria Casa Rosada, Fazenda Santa Helena

Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta

Passa Quatro – Chris Café & Cia

Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês

Piranguinho: Pizzaria do Filipe

Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria, We Fratelli Cafés e Sorvetes, Casa do Açaí Café Beduíno

Santa Rita do Sapucaí: The Town Bar e Café

São Lourenço: Restaurante do Chico

São Thomé das Letras: Jardim Secreto

RIO DE JANEIRO

Visconde de Mauá – Babel Cozinha Autoral, Pousada Terras Altas, Armazém Mauá, Rosmarinus, Gosto a Gosto, Truta Rosa

SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA  

Início: 2 de junho de 2023

Término: 30 de julho de 2023

Informações: (11) 9-5435-3665

www.saboresdamontanha.com.br | @saboresdamontanha_br

- PUBLICIDADE -