Guarulhenses participam de atividades e exposições sobre mulheres negras


Quem passou pela praça da Vila Barros no último sábado (8) pôde conferir as exposições de banners Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência e Mulheres que Mudaram a História e participar da elaboração de um cartaz sobre os banners e da oficina de confecção de bonecas Abayomi (símbolo da resistência negra). As atividades da Subsecretaria da Igualdade Racial de Guarulhos integraram a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Ambas as mostras são compostas de painéis com imagens e biografias de figuras negras importantes. Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência retrata personalidades que se destacaram em diversos períodos (escravidão, proclamação da República, ditadura militar), como Tereza de Benguela, Mãe Menininha de Cantois, Dandara, Maria Felipa, Luiza Mahin e Lélia Gonzalez.

Já a outra, Mulheres que Mudaram a História, apresenta personalidades que combateram o racismo e lutaram pela igualdade no mundo e no país, como Angela Davis, Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Mabel Assis e Rosa Parks.

“Estamos celebrando um dia importante neste evento juntamente com a Secretaria de Cultura. Hoje a mulher tem mais qualidade de vida e não podemos esquecer a luta da mulher negra para conquistar seu espaço na sociedade”, disse o subsecretário Jorge Caniba.

Funcionários da pasta aproveitaram as atividades para esclarecer sobre serviços disponibilizados pela pasta, como o SOS Racismo, para atendimento a vítimas desse crime.

- PUBLICIDADE -