Prefeitura dá destaque ao Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca



A Prefeitura de Guarulhos chama a atenção da população nesta quarta-feira (9) para o Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessa condição que compromete o funcionamento do coração e pode trazer sérias complicações à saúde.

Segundo a chefe da divisão técnica da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Letícia Teixeira Rocio, a insuficiência cardíaca ocorre quando o coração perde a capacidade de bombear sangue de maneira eficiente, comprometendo a oxigenação de órgãos essenciais como pulmões, rins e fígado. “Essa condição costuma estar associada a doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e histórico de infarto”, destaca.

Por isso, é fundamental estar atento aos principais sintomas, como cansaço excessivo mesmo em atividades leves, inchaço nas pernas, falta de ar (especialmente ao deitar), tosse persistente principalmente à noite, além de ganho ou perda de peso repentinos. Ao perceber um ou mais desses sinais, é importante procurar imediatamente o serviço de saúde para avaliação médica.

A boa notícia é que a insuficiência cardíaca pode ser prevenida e controlada com hábitos simples, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, controlar o estresse, abandonar o tabagismo e seguir corretamente o tratamento prescrito por profissionais de saúde.

Em Guarulhos, as UBS oferecem acompanhamento gratuito para doenças cardiovasculares, com atendimento médico, aferição da pressão arterial, exames laboratoriais, orientação nutricional e fornecimento de medicamentos, quando necessário. A população também pode participar dos grupos saudáveis promovidos nas unidades e no Cempics (Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde), que desenvolvem atividades voltadas ao bem-estar, à prevenção de doenças e ao autocuidado.

Mais informações sobre a programação do Cempics podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 2408-1366.

- PUBLICIDADE -