Novos trens da Linha-13 Jade tem previsão de entrega em 2019

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Divulgação

Os novos trens da Linha-13 Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), composta pelas estações Aeroporto, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, tem previsão de entrega a partir de 2019, de acordo com a CPTM. O consórcio responsável pela obra é o Temoinsa-Sifang, que venceu a licitação internacional para realizar a fabricação de oito trens para atender a demanda da linha.

Foto: Divulgação

“A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens terão oito carros cada, totalizando 170 metros de comprimento. A parte externa terá design arrojado e a interna oferecerá layout moderno e funcional, com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), como nos últimos trens já adquiridos pela CPTM”, afirmou em nota CPTM, destacando que as composições também terão o monitoramento de câmeras no interior e parte externa frontal.

Como diferencial, os novos trens terão bagageiros, ar condicionado, além de iluminação interna com tecnologia de led e sinalização de abertura e fechamento das portas, além de monitores de multimídia, sistema de detecção e extinção de incêndio e mapa de linha eletrônico.

De acordo com a CPTM, os novos trens atendem as exigências das Normas Brasileiras de Acessibilidade, além de contar com todos os dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio), tais como: sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, painel eletrônico para orientar o lado de desembarque e local das estações concomitante com áudio, espaço para cadeirantes e assentos preferenciais para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.

- PUBLICIDADE -