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Honda trabalha atualmente no projeto de um novo SUV compacto para substituir o
WR-V. Segundo a imprensa japonesa, o modelo será revelado em maio do ano que
vem, e se chamará ZR-V. No Brasil, ele é esperado para 2022.
O batismo é um aceno da montadora ao público mais jovem, da “geração
Z”, que compreende o grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010.
O Honda está sendo desenvolvido na Índia e tem menos de quatro metros de
comprimento. Esse limite no comprimento é uma regra do mercado local, para
incidência de menos tributos.
Diferentemente do WR-V, o futuro ZR-V não será derivado do Fit, que trocou de
geração no fim de 2019. A plataforma será a mesma do sedã pequeno Amaze. Isso
trará uma mudança importante, já que o crossover atual é uma versão aventureira
do hatch/monovolume.
A Honda percebeu que os consumidores desse segmento almejam mais do que um
hatch com suspensão reforçada e maior altura em relação ao solo. Por isso, o
ZR-V será mais convincente como SUV O modelo terá formas e características de
utilitário esportivo, como revelam as projeções feitas pelo designer Kleber
Silva.
O estilo não é inteiramente conhecido, já que o ZR-V ainda nem apareceu em
testes. Mas, com a proximidade do lançamento, é provável que novidades e imagens
surjam em breve. No Japão, a imprensa espera uma influência do XR-V no visual.
O modelo é uma versão chinesa do HR-V.
As informações sobre a mecânica também são preliminares. Espera-se que na Ásia
o ZR-V ofereça a mesma gama de motores que o sedã Amaze utiliza na Índia, com
opções 1.2 a gasolina e 1.5 a diesel. No Brasil, o SUV pode usar o atual 1.5
aspirado do Fit, além do 1.0 turbo, ainda não disponível por aqui.
SEGMENTO AQUECIDO
Recentemente, a Hyundai trouxe duas unidades do Venue para testes na Argentina,
o que indica que a nova categoria de SUVs pequenos deve ganhar corpo na América
do Sul.
O segmento cresceu tanto que ganhou relevância e competidores. Além do Hyundai
Venue, a Kia trouxe para a categoria o primo-irmão Sonet (a Kia pertence ao Grupo
Hyundai). A Toyota revelou o Urban Cruiser, a Renault desenvolve o Kiger, e a
Nissan lançará o Magnite, que será produzido no Brasil a partir de 2022, como
opção abaixo do Kicks.
WR-V
A Honda acaba de lançar a linha 2021 do WR-V no Brasil, com sutis alterações no
estilo e inclusão de controles de tração e estabilidade. O modelo, no entanto,
nunca apresentou bons números de vendas, o que pode ser creditado ao estilo,
especialmente na traseira. Este ano, no acumulado de vendas até setembro, a
Honda conseguiu emplacar apenas 6.424 unidades do modelo. Isso o coloca atrás
de SUVs como o Renault Captur (7.818 unidades vendidas) e Citroën Cactus (7.386
veículos emplacados), e muito abaixo do irmão maior HRV, que no período
registra 21 536 emplacamentos.
CIVIC
A Honda estaria considerando encerrar a produção do Civic no Brasil em 2022. A
informação, não confirmada pela montadora, é do site “Autoo”. O sedã
é produzido no País há mais de 20 anos, e é o segundo mais vendido da
categoria. Fica atrás apenas do Toyota Corolla.
Recentemente, a montadora japonesa tomou decisão semelhante na fábrica de
Swindon, na Inglaterra. A produção lá será paralisada no ano que vem. Nesse
caso, no entanto, a motivação foi outra, e está relacionada à saída do Reino
Unido da União Europeia, o que encareceria os produtos feitos no país.
Caso o Civic deixe de ser montado em Itirapina (SP), caberá à nova geração do
compacto City a missão de substituir o três-volumes mais vendido da Honda.