Guarulhos registra primeiro caso de Zika vírus

- PUBLICIDADE -

Guarulhos registrou o primeiro caso de Zika vírus. Segundo a Secretaria de Saúde, houve a confirmação laboratorial de um caso importado do vírus de um militar morador da cidade, que contraiu a doença no Rio de Janeiro.

O homem não teve a sua identidade revelada, mas, de acordo com a pasta, o problema evoluiu favoravelmente, não apresentando nenhuma complicação. Ele contraiu a doença no mês passado.

O Zika vírus vem sendo apontado como causador da microcefalia que, somente neste ano, teve 26 registros na cidade. De acordo com dados da Saúde, desde novembro do ano passado quando a doença passou a ser de notificação compulsória já foram contabilizados 42 casos no município. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela dengue e chikungunya.

Já os casos de H1N1/influenza A, doença que neste ano apresentou um surto no estado, aumentaram 60% somente no último mês. De acordo com a Saúde, desde o início de junho, 31 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Agora, dos 467 casos registrados esse ano na cidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 84 deles tiveram confirmação do vírus A/H1N1.

A cidade contabiliza agora 18 mortes decorrentes da complicação, enquanto que no ano passado não houve nenhuma. A pasta explica que desse total, 10 tiveram seu quadro clínico agravado, evoluindo para óbito, por conta de outras doenças crônicas, como bronquite asmática, doença cardiovascular, diabetes e diabetes associada a linfoma e pneumopatia crônica. Os óbitos ocorreram sendo dez em hospitais particulares da capital e de Guarulhos, e oito em hospitais públicos.

Reportagem: Gustavo Druzian

- PUBLICIDADE -