Guarulhos é a terceira cidade onde mais se furtam cabeamentos telefônicos em SP


Guarulhos é a terceira cidade onde mais se furtam cabeamentos telefônicos do Estado de São Paulo. Segundo a empresa Vivo, o município já soma, desde janeiro até maio, aproximadamente 29 quilômetros de cabos furtados, sendo maior que Campinas, que registrou 27.

Débora Melo, de 31 anos, é dona de uma academia na Vila Augusta e já foi vítima duas vezes dos ladrões. “A primeira vez foi quando estava uma semana aberta e em um domingo de manhã, eles abriram minha caixa de energia e roubaram uns metros. Recentemente fizeram a mesma coisa”, relatou. A proprietária contou o prejuízo causado. “Foram mais de R$ 1.000, contando despesas com eletricistas”.

No Centro, o HOJE flagrou uma grande quantidade de fios espalhados pelas calçadas, sendo outro problema comum na cidade. “É ruim que além de poluir a cidade, este material às vezes nos força a sair para a rua, no meio dos carros”, disse a estudante Rafaela de Carvalho, de 19 anos.

A capital São Paulo é a campeã no quesito com mais de 200 quilômetros furtados. Em seguida aparece Suzano com 35. A Vivo diz que os roubos acontecem com maior frequência de madrugada e envolve artifícios como uso de carros com adesivos falsos, escadas e até sinalização no local. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que a pena para este tipo de crime pode chegar até oito anos de prisão.

Reportagem: Gustavo Druzian

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -