Suporte para bicicleta gera água enquanto você pedala

- PUBLICIDADE -

Uma das táticas de sobrevivência em lugares escassos de água é tentar obtê-la por meio de uma técnica de estufa rudimentar que evapora e, depois, condensa a umidade do solo.

Não é sempre que estamos em um deserto, mas obter água limpa direto da natureza ainda pode ser importante. Pois bem, o designer industrial Kristof Retezár, da Áustria, inventou um dispositivo que consegue gerar água potável a partir da umidade do ar.

O dispositivo apelidado de ‘Fontus’ pode ser anexado a uma bicicleta, por exemplo, para que os ciclistas obtenham água durante passeios de longa distância.

O princípio do funcionamento do Fontus é similar à tática de sobrevivência no deserto. Utilizando energia solar, o disposito consiste em um condensador (espécie de refrigerador) conectado a a superfícies hidrofóbicos que repelem a água. Assim que o ciclista pega “vento”, o aparelho esfria e condensa a umidade, que escorre pela superfície.

Em boas condições, ‘Fontus’ pode gerar meio litro de água em uma hora de pedalada, desde que a temperatura esteja acima dos 30° e a umidade do ar entre 80 e 90%. A tendência, é que essa capacidade aumente nos próximos anos.

 

Fonte: Catraca Livre
- PUBLICIDADE -