Horário de verão termina à 0h deste domingo

- PUBLICIDADE -

Na virada de sábado para domingo, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país ganharão uma hora a mais com o fim do horário de verão. Os relógios, que estavam adiantados nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, desde 18 de outubro, voltam ao horário convencional.

Com a alteração, quem tem viagem marcada para o fim de semana deve ficar atento aos horários de passagens, para evitar confusão na hora do embarque. Quanto ao horário dos aparelhos eletrônicos, não é necessário se preocupar: computadores, smartphones e tablets devem sair do horário de verão à 0h de domingo sem que os usuários precisem modificá-los. Esta é a 40ª edição do horário de verão. A primeira vez que ocorreu no país foi entre 1931 e 1932.

FIQUE ATENTO

 

CELULARES

A atualização do horário acontece de forma automática na maioria dos telefones celulares. Operadoras como a Vivo, a Claro e a TIM, por exemplo, oferecem a sincronização pela própria rede. Já os aparelhos da Oi devem estar conectados à internet para que o horário seja atualizado, pois a operadora não realiza a atualização automática.

Sugere-se que o usuário verifique se as configurações de data, hora e fuso horário de seu aparelho estão ajustadas.

COMPUTADORES

A mudança do horário de verão nos computadores pessoais varia de acordo com o sistema operacional. Na maioria dos casos, basta clicar duas vezes ou com o botão direito do mouse sobre o relógio no canto inferior direito da tela e conferir se o computador está configurado para fazer o ajuste automaticamente.

 

ÔNIBUS

As passagens de ônibus intermunicipais informam horários já adaptados à mudança. O chefe de operações da Estação Rodoviária de Porto Alegre, Jorge Rosa, explica que, até a 0h deste domingo, os ônibus partem conforme o horário de verão. Quando os relógios voltarem a marcar 23h, por uma hora não sairão coletivos. Assim, quando for 0h1min (no horário normal), as viagens serão retomadas.

É recomendado que o passageiro procure informação junto à rodoviária para esclarecer eventuais dúvidas.

 

AVIÕES

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os bilhetes aéreos são emitidos considerando o término do horário de verão e o horário de cada cidade. Até as 23h59min de sábado, os voos partem seguindo o horário de verão. Se o voo for à 0h de domingo, ele sairá à meia-noite de sabado pelo novo horário. Em caso de dúvidas, procure sua empresa aérea.

Fonte(s): ZH Vida e Estilo

- PUBLICIDADE -