Número de casos de dengue praticamente zera neste ano

- PUBLICIDADE -

Os casos de dengue na cidade apresentaram um resultado de próximo a zero neste ano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, houve um recuo nas notificações de 97%, passando de 3.937 mil para apenas 118 casos em maio deste ano contra o mesmo mês do ano passado.

A pasta ressaltou que a diminuição da doença se deve ao fato de o frio baixar a atividade reprodutiva do mosquito Aedes aegypti. No entanto, as larvas dos ovos já depositados podem aguardar até mais de um ano para se desenvolver e chegar à fase adulta.

O índice da doença na cidade nos cinco primeiros meses de 2016 foi de 1.050 mil casos e em 2015 contabilizou-se 25.361 mil, uma diminuição de 95%. Em relação às demais enfermidades que são transmitidas mosquito, foram registrados neste ano 59 casos de chikungunya na cidade, dos quais 57 são importados (de pessoas que contraíram a doença fora do município) e dois são autóctones, sendo um de morador do Taboão e outro da região central.

A Saúde informou que ainda não há nenhuma confirmação laboratorial de Zika vírus no município. Já a microcefalia, neste ano, foram 26 registros de crianças nascidas com a doença, totalizando 42 casos desde novembro passado, quando a microcefalia passou a ser de notificação compulsória pelo Ministério da Saúde.

Para incentivar a conscientização sobre a doença, a Prefeitura de Guarulhos premiou diversas escolas da rede estadual de ensino pelas secretarias municipais de Saúde e Educação no Programa Saúde na Escola, na manhã desta quinta-feira (23), no Adamastor Centro.

O concurso “Juntos contra o Mosquito” teve o intuito de criar trabalhos com a temática da dengue, chikungunya e zika vírus. Na categoria slogan, as vencedoras foram: Professor Hélio Polesel, Professora Isabel Ferreira dos Santos e Vereador Waldemar Freire Veras. Já na modalidade paródia, foram as Escolas Estaduais Parque Primavera, Professora Therezinha Closa Eleutério e Professor Hernani Furini.

Reportagem: Letícia Lopes

- PUBLICIDADE -