Banco de leite de Guarulhos apresenta queda de 42% nas doações neste ano

Assunto:Processo de Pasteurização de Leite Local:Banco de Leite-Rua Octavio forghieri,70-centro Data:16.05.2013 Foto:Sidnei Barros/PMG

O Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH) apresentou uma queda de 42% nas coletas de janeiro a maio de 2016 contra o mesmo período do ano passado. Neste ano, a Secretaria de Saúde do município registrou 166 litros coletados, em comparação aos 285 litros contabilizados em 2015.

A Saúde confirmou que o estoque está baixo e o volume de leite doado para o banco tende a diminuir nos períodos de férias e festas de final de ano. Uma das consequências da falta de leite é a queda da média de coleta que atualmente apresenta a distribuição de 33,2 litros/mês até maio deste ano, contra 57,1 litros/mês do ano passado.

Para doar, as mães devem entrar em contato com o BLH para receber as orientações necessárias. Entre os exames necessários estão o de sangue e clínico. Além disso, elas devem armazenar o produto num congelador ou freezer até que a equipe chegue à casa da doadora para retirar o volume coletado.

A dona de casa Tainá Ferreira, 25, se tornou uma doadora desde o nascimento da sua filha caçula. “Costumo doar pelo menos 200 ml por mês, pois sei a diferença que essa ação fará na vida de outra pessoa. Acho a iniciativa maravilhosa”, ressalta Tainá.

De acordo com a pasta, o leite materno passa por um rigoroso controle de qualidade. Ele é pasteurizado e depois de liberado, é distribuído aos bebês internados nas Unidades Neonatais das maternidades que trabalham com o aleitamento materno. Também é fornecido para os bebês das mães que, por alguma dificuldade, não conseguem amamentar, através de prescrição médica ou de nutricionista.

O Banco de Leite Humano municipal de Guarulhos funciona de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 13h. Neste mês é comemorado a Semana Mundial de Aleitamento Materno e de acordo com a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, a data faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

Reportagem: Leticia Lopes

- PUBLICIDADE -