Casos de tuberculose sofrem queda no primeiro semestre


Os casos de tuberculose apresentaram uma diminuição de 46% de janeiro a junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2015. A Secretaria da Saúde do município registrou 317 ocorrências em 2016, contra os 595 casos no ano passado. A doença continua a seguir a tendência da queda vertiginosa notada pela pasta nos últimos quinze anos.

Atualmente a incidência da doença na população é de 35,3 casos para cada 100 mil habitantes em relação aos 49,2 casos contabilizados no primeiro ano do milênio. A pasta registra uma média de 30 óbitos por tuberculose em Guarulhos. Só neste mês foram nove.

Os principais sintomas da doença são tosse persistente (com ou sem secreção); febre durante o período da manhã; sudorese noturna; cansaço; falta de apetite e emagrecimento. O diagnóstico é realizado através de exames bacteriológicos e radiológicos e demora entre 2h a 24h, dependendo da técnica utilizada.

A transmissão da tuberculose se dá quando o doente tosse, espirra ou fala em ambientes públicos, pois as minúsculas gotículas com o bacilo da doença se espalham pelo ar.

A enfermidade tem cura e o tratamento é gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Geralmente, a partir do momento que se inicia o tratamento, após 15 dias a pessoa já não transmite mais a doença.

Os procedimentos são realizados em todas as unidades de saúde do município e não devem ser interrompidos em até seis meses.  Diariamente também é oferecido o medicamento ao paciente diretamente nas unidades de saúde para ajudá-lo na adesão ao tratamento.

Reportagem: Leticia Lopes

Fotos: Michael Juliano

 

 

- PUBLICIDADE -