Expo Aflord começa neste fim de semana com várias atrações artísticas e culturais


A programação cultural e artística da 25ª Expo Aflord, maior exposição e vendas de flores da região, já está definida. O público poderá conferir mais de 50 atrações, divididas entre apresentações de taikô (tambores japoneses), dança do ventre, dança russa, sertaneja, de taikô, shows musicais entre outras. O evento será realizada em três finais de semana, aos sábados e domingos, nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto e em 3 e 4 de setembro, na sede da Aflord, localizada na Avenida PL do Brasil, s/nº, km 4,5, no bairro Fazenda Velha, em Arujá.

A expectativa é reunir 40 mil pessoas em seis dias de evento, onde os visitantes poderão relembrar os 25 melhores decorações que mais chamaram a atenção do público durantes as últimas edições. Entre elas estão enfeites como Dragão, retratado em 2006, Roda Gigante, Papai Noel, Trem Bala, entre outros. Tudo isso será ornamentado com mais de 80 espécies e milhares de vasos de flores. “Todos os anos nós caprichamos na decoração, mas para comemorar os 25 anos o nosso empenho é ainda maior. Vamos ter também uma cachoeira dentro da exposição”, adianta Eunice Seiko, que coordena o pavilhão.

Para esta edição, a atração inédita ficará por conta de uma das mais tradicionais danças japonesas, que será apresentada pelo grupo Fujima Ogura, composto por 14 crianças e jovens, com idade entre 5 e 15 anos. “Será uma apresentação bastante tradicional e representativa, com trajes típicos que retratam muito bem o Japão”, destacou um dos apresentadores do evento e integrante da Coordenação Artística, Paulo Miyagui.

Outro destaque na 25ª Expo Aflord será o Awa Odori, um dos grupos mais premiados da comunidade japonesa. “São mais de 50 integrantes. A apresentação é muito bonita. Eles já receberam vários prêmios e já representaram o Brasil no Japão”, ressalta Miyagui. A programação também inclui apresentações de taikô, bastante aguardadas pelo público.
Os ingressos custam de R$ 9,00 até R$ 24,00. Informações sobre compras antecipadas podem ser consultadas no site do evento (http://www.aflord.com.br/ingressos).

Destaques, gastronomia e cultura marcam o evento

Os visitantes poderão adquirir boa parte das flores a preços bastante acessíveis. O evento também tem como objetivo abrir uma oportunidade para que os produtores apresentem as novidades no cultivo das plantas. Estarão expostas desde as mais conhecidas até as mais raras, cultivadas por colecionadores. Um dos destaques da Expo Aflord 2016 é a orquídea do gênero Phalaenopsis, originária dos países China, Filipinas, Indonésia, Malásia, Sumatra e Taiwan.
Além da tradicional Praça de Alimentação e do Centro de Negócios – com estandes de expositores, que comercializam artigos importados, alimentícios e ofertam serviços – a Expo Aflord contará ainda com um Espaço Cultural, onde o público poderá conferir e adquirir livros considerados best-sellers da literatura japonesa.

Por meio de uma parceria com cinco editoras, serão disponibilizados livros premiados internacionalmente. “Estamos confiantes de que esta edição corresponderá à expectativa. São 25 anos, bodas de prata. A Expo Aflord é uma das feiras mais prestigiadas do Estado”, destaca Miyagui.

Bosque Maia recebe ‘Encontro com Produtores de Orquídeas’
A Tenda Verde do Bosque Maia recebe neste sábado (20) e domingo (21), a 18ª edição do Encontro Mensal com Produtores de Orquídeas, das 9h às 17h. Gratuito, o evento é uma oportunidade de adquirir bons conhecimentos e tirar as dúvidas sobre cultivo, pragas, adubação e irrigação.
Dois produtores de Arujá e Guararema venderão a preços populares diversas espécies, entre elas as exóticas e as aromáticas, além das orquídeas do gênero dendrobrium, que se adaptam facilmente ao tempo frio que tem feito em Guarulhos. As suas flores são variáveis em forma, textura, duração e em grande parte são grandes e coloridas, com modelos em quase todas as cores.
Ao final da atividade, os produtores doarão parte das plantas para a ampliação do acervo do Orquidário Público de Guarulhos. Mais informações pelo telefone 2475-9859, ou pelo e-mail [email protected].

- PUBLICIDADE -