Mais de 151 mil alunos da rede estadual terão aulas de prevenção de riscos e desastres


Mais de 151,7 mil alunos da rede estadual de Guarulhos receberão aulas especiais sobre prevenção de riscos e desastres nos próximos meses. De acordo com a Secretaria da Educação do estado, 400 professores do núcleo pedagógico e educadores de 28 diretorias regionais de ensino se prepararam para as lições num encontro no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira (25).

O objetivo do evento é que os servidores da Educação aprimorem seus conhecimentos para implantar as atividades de acordo com cada realidade local. No total, serão beneficiados mais de 3,8 milhões de estudantes no Estado de São Paulo.

Segundo a professora e coordenadora do núcleo pedagógico de Biologia, Claudia Segantini Leme, os educadores farão, junto aos alunos, projetos para prevenção de acidentes nas escolas. “Nós já desenvolvemos uma atividade na diretoria que é a ‘Conferência de Saúde e Qualidade de Vida’, onde os professores de ciências e biologia participam de debates sobre o contexto socioambiental de Guarulhos e replicam essas discussões com os alunos. Os próprios estudantes propõem projetos de intervenção local”, disse Claudia.

Ela acrescentou ainda que os alunos poderão ajudar, na prática, nos problemas que afetam especificamente município. “Existem ocorrências relacionadas a enchentes e deslizamentos de terra na cidade. Também há muitas áreas de risco e outras vulnerabilidades. A parceria com a Defesa Civil contribui no preparo dos nossos alunos para lidar com essas questões”, explicou a professora.

Em alguns locais do estado, o tema já tem sido aprofundado. As escolas de São Luiz do Paraitinga, por exemplo, passaram por desastres no período de chuvas em 2010 e teve que ser reconstruída. Os estudantes ajudaram na construção e usaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Reportagem: Leticia Lopes

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -