Empréstimos de livros em bibliotecas da cidade aumentam 43%

- PUBLICIDADE -

O aumento no número de empréstimos de livros nas bibliotecas públicas municipais mostra que o guarulhense está lendo mais. Neste ano, os espaços de incentivo à leitura cederam uma média de 5,2 mil obras por mês, um aumento de 43% em relação a 2015, quando foram retiradas 3,6 mil obras. No total, foram 31.618 livros emprestados em 2016, contra os 43.947 do ano passado.

É o que mostra um levantamento da Secretaria de Cultura do município a pedido do HOJE. Em contrapartida, o número de livros não devolvidos as bibliotecas subiu 114% no mesmo período. Em 2016, até agosto, a média já está em 718 volumes. No ano passado, foram 335 obras.

A pasta lembrou que mantém um serviço de conscientização sobre a importância da devolução dos livros emprestados, através de cartas de aviso de cobrança nas residências.

A pesquisa analisou as seguintes bibliotecas: Monteiro Lobato, Orobó Presidente, Paulo do Carmo Dias (Vila Galvão), Seródio, Orobó Jardim Guaracy, Orobó Mikail, Gracinda dos Anjos de Sá Domingues, Maestro César Testai e a do Adamastor.

Segundo a pasta, o maior fluxo de pessoas nos espaços de leitura acontece no período após o horário do almoço e se estende até o fechamento. Já na biblioteca Monteiro Lobato, os frequentadores vão ao período da manhã e durante a tarde.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a leitura ocupa, em média, seis minutos de um dia, e o tempo gasto na frente da televisão é de 2h35. A pesquisa foi realizada com cinco mil pessoas nos estados do Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco e no Distrito Federal.

Segundo o CEO da empresa Triad PS, Christian Barbosa, para ler mais, as pessoas deveriam reduzir o tempo com entretenimento da TV. “Se você diminuir o tempo que assiste televisão e utiliza-lo para ler um livro, será muito benéfico. Pode ser difícil para quem tem o hábito, mas recomendo que essa pessoa escolha um dia por semana para fazer essa substituição”, ressaltou Barbosa.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -