Inadimplência do consumidor guarulhense é maior que a média nacional no acumulado do ano

- PUBLICIDADE -

A inadimplência do consumidor guarulhense é maior que a média nacional. Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a cidade subiu 3,5% no acumulado do ano, enquanto que a média do Brasil foi de 1,5%. Guarulhos está localizada na região do Alto Tietê, que por sua vez obteve um aumento neste quesito de 1,1%. Já o estado de São Paulo teve um aumento mínimo de 0,1%.

Se comparado julho deste ano ao de 2015, o crescimento no município foi ainda maior: 5,8%. A região do Alto Tietê o estado de São Paulo e o Brasil também seguiram na mesma linha e apresentaram aumento de 1,3%, 0,6% e 3,3% respectivamente. Na avaliação mensal, em comparação entre julho e junho de 2016, houve leve aumento de 0,6% na cidade de Guarulhos e 0,3% na região do Alto Tietê. Indo na contramão, os índices de São Paulo e do Brasil apresentaram queda da inadimplência nesta comparação: -1% e -0,4%.

Outro dado abordado na pesquisa foi o indicador de recuperação de crédito do consumidor. O dado, que se é obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência, apontou crescimento de 1,8% no acumulado do ano em Guarulhos. Na comparação dos últimos 12 meses, foi observada queda de 10,5%, e na avaliação mensal elevação de 0,8%.

Segundo a Boa Vista, o indicador de registro de inadimplência foi elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. Já o indicador de recuperação de crédito foi desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas ao órgão pelas empresas credoras. O índice é calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011.

Reportagem: Gustavo Druzian

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -