Quase 50 mil alunos em Guarulhos farão a prova do Saresp

- PUBLICIDADE -

Os 49,8 mil alunos de Guarulhos, matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental, farão o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), nas 176 escolas estaduais da cidade, entre os dias 29 e 30 de novembro.

Em São Paulo, são 1,1 milhões de estudantes que farão a prova. Segundo a pasta, na última edição, a rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino em todas as regiões paulistas.
A prova da Secretaria da Educação do estado poderá verificar quais as demandas que a unidade educadora precisa melhorar, entre elas, o domínio das competências e habilidades básicas em português e matemática.

Com os indicadores, os professores também planejam as metas escolares do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) e servem de base para comparação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).
A realização das provas nas escolas será acompanhada pelo professor, representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos que terão a responsabilidade de zelar pela legalidade e transparência do processo.

Durante o Saresp, os estudantes que possuem deficiências visuais terão cadernos em braile. A pasta ressaltou que a avaliação também é aberta às redes municipais, particulares, Centro Paula Souza e o Serviço Social da Indústria (Sesi). As instituições devem manifestar interesse preenchendo um formulário disponível, a partir da próxima semana, no site secretaria.

Reportagem: Leticia Lopes

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -