Guarulhos avança nos índices do Ideb em 2015

As escolas públicas da rede estadual de Guarulhos apresentaram avanço na qualidade da educação do ensino fundamental. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgado ontem, pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, José Renato Nalini.
No ciclo um (do primeiro ao quinto ano), o município teve o resultado de 6,3 em 2015, contra os 5,7 de 2013. Já no segundo ciclo (do sexto ao nono ano), Guarulhos alcançou 4,6, ante os 4,1, de 2013.

Em São Paulo, nos anos iniciais, o índice passou de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. Já nos anos finais, os estudantes da rede estadual paulista avançaram de 4,4 para 4,7. O Ideb foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para mensurar a qualidade da educação brasileira.

Para a Secretaria de Educação do estado, a melhoria na rede estadual ocorreu devido à inclusão escolar e a ampla alfabetização – atualmente, 98,7% das crianças até sete anos sabem ler e escrever.
Além disso, São Paulo conta com um currículo unificado para todos os estudantes e materiais didáticos próprios para cada série desde 2008 (o currículo no Brasil está sendo discutido atualmente). O Estado de São Paulo apareceu em primeiro lugar no ranking Brasil e ultrapassou, em 2015, as metas estabelecidas para 2019.

O sistema foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os resultados são divulgados a cada dois anos. Para o cálculo do desempenho nas escolas estaduais, o Ideb considera o desempenho na Prova Brasil e a aprovação e abandono de alunos no período estudado.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto