Rede hoteleira de Guarulhos consolida o turismo de negócios


Com uma hotelaria com média de 10 anos, o turismo da cidade já se encontra consolidado. Em pouco tempo de existência, a rede hoteleira que surgiu a partir da construção do Aeroporto Internacional de Guarulhos tem o objetivo de atender às diversas necessidades desse mercado, como oferecer desde hospedagens supereconômicas, com instalações e serviços básicos, até aquelas de altíssimo padrão, que combinam luxo e sofisticação. A pesquisa é da Agende Guarulhos.

O levantamento aponta que até o ano 2000, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Integra do Turismo Sustentável (PDITS), a taxa de ocupação na cidade era alta por existirem poucas ofertas de empreendimentos hoteleiros e a partir desse ano alguns fatores, como o anúncio da construção de um centro de eventos e a localização estratégica de Guarulhos para negócios, motivaram a arrancada do setor hoteleiro. Em um período curto de tempo foram implantados hotéis de cadeias nacionais e internacionais, aumentando o número de unidades habitacionais (UHs) em apenas três anos, demonstra um mercado altamente competitivo e profissional.

Os dados do PDTIS ainda apontam que Guarulhos possui 18 empreendimentos e 2.715 unidades habitacionais, que correspondem a 65% e 85% de sua rede hoteleira, respectivamente.
Atualmente, as bandeiras hoteleiras estão agrupadas em quatro segmentos principais: budget/supereconômico, economy/econômico, midscale/upscale e upper scale.

De maneira geral, nas bandeiras econômicas e supereconômicas é oferecido o melhor custo benefício para o cliente que busca por instalação e serviços básicos. Nas categorias midscale/upscale estão os hotéis que proporcionam um pouco mais de conforto e requinte e há ainda o segmento upper scale, que contempla os chamados hotéis de luxo, com serviços diferenciados e amplas instalações.

A importância do turismo de negócios e eventos

Turismo de negócios e eventos é um conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social (Ministério do Turismo). Ele é o responsável por nortear a movimentação hoteleira em Guarulhos.
De acordo com a Agende, a cidade que foi uma das pioneiras a implantar esse tipo de atividade, apresenta características multissetoriais que podem beneficiar o segmento e consequentemente a rede hoteleira.
O turismo de negócios foi instituído em Guarulhos através da Lei nº 6.005 de 2004, que trata do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Social no município. No entanto, a cidade ainda tem problemas em relação à infraestrutura, o que pode dificultar esse tipo de atividade, uma vez que algumas áreas industriais do município ainda carecem de serviços básicos.

Os 10 hotéis mais visíveis no município
As ofertas de hospedagem dos hotéis mais ocupados na cidade incluem desde salas de reuniões a escritórios com internet, além de espaços para relaxar durante o período de estadia, como acesso a piscina e, como mais um atrativo, os hotéis estão bastante próximos do aeroporto internacional e da capital do estado.
No levantamento, a Agende relacionou os 10 mais visíveis na cidade, em ordem de unidades habitacionais.

Rank Hotel Categoria UHs
1 Pullman SP Guarulhos Airport Upscale 377
2 Bristol Dobly International Hotel Upscale 330
3 São Paulo Airport Marriott Hotel Upscale 316
4 Ibis Guarulhos Midscale 288
5 Slaviero Fast Sleep Guarulhos Midscale 212
6 Slaviero Executive Guarulhos Aeroporto Midscale 199
7 Hotel Matiz Aeroporto Guarulhos Midscale 160
8 Hotel Panamby Guarulhos Midscale 144
9 Monreale Hotel Econômico 129
10 Mercure Guarulhos Aeroporto Econômico 111

- PUBLICIDADE -