TRE recebe 153 denúncias de irregularidades eleitorais de candidatos de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu 153 denúncias de irregularidades eleitorais de candidatos de Guarulhos. A cidade é a segunda do estado com maior número de ocorrências, ficando atrás apenas da capital com 397 registros de infrações. Em terceiro lugar aparece o município de Santo André, com 118 denúncias; seguido de Cotia, com 77; e Campinas, com 70.

Em todo o estado foram registradas até ontem 3.182 denúncias sendo 67% delas referente a propaganda eleitoral, 11% de outros tipos, 11% de crimes eleitorais, 7% referente ao uso da máquina pública, 4% sobre compra de votos, além de 31 ocorrências de doações e gastos eleitorais.

As denúncias foram recebidas através do aplicativo Pardal, uma ferramenta oferecida pela Justiça Eleitoral para a denúncia de irregularidades nas campanhas eleitorais. O objetivo é facilitar o registro de denúncias de irregularidades praticadas por políticos, partidos e/ou coligações durante a campanha eleitoral.

Seu funcionamento é muito simples: ao suspeitar da existência de qualquer irregularidade, o cidadão tira uma foto ou faz um vídeo e, por meio do aplicativo, envia o material. A denúncia é encaminhada diretamente ao Ministério Público Eleitoral para análise. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas online para dispositivos móveis que comportem os sistemas iOS e Android.
No total Guarulhos possui nove candidatos a prefeito e 1.194 nomes disputando uma cadeira da Câmara Municipal.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -