Distribuição de livros pelo FNDE cai 28% no município

- PUBLICIDADE -

A distribuição de livros didáticos, literatura cultural e dicionários nas escolas municipais e estaduais de Guarulhos, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) diminuíram 28% em Guarulhos. Tiveram acesso aos livros distribuídos mais de 97 mil alunos da rede municipal.

De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as unidades educacionais já receberam 781.739 livros em 2016, contra os 1.094.993 no ano passado.

Segundo o FNDE, a queda pode ter acontecido devido às compras dos livros terem sido para os estudantes matriculados nos anos iniciais do município (do 1° ao 5° ano) que contém menos alunos. Já em 2015, as aquisições foram realizadas apenas para o ensino médio, com mais alunos.
Os livros duram três anos e são passados para os estudantes dos anos seguintes. As unidades escolares foram escolhidas pelo FNDE, órgão do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a professora Maria Aparecida de Alvares, que leciona na Escola Estadual Pedro Roberto Vaghi, na região do Jardim Adriana, os estudantes realizam as atividades com os livros na unidade graças ao programa federal. “Esse projeto é de suma importância para a escola. Os jovens aguardam ansiosa a chegada dos livros na unidade”, afirmou.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -