Tribunal de Justiça registra 216 ações de reintegração de posse


O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) registrou 216 ações de reintegração de posse de proprietários de terrenos que foram invadidos em Guarulhos neste ano. Em 2015, foram 299 processos contabilizados.

A última reintegração de posse ocorreu na avenida José Brumatti, região do Lavras, na última terça-feira (13). Segundo a Polícia Militar, 150 pessoas deixaram uma área de 20 mil metros quadrados que estava ocupada pelos invasores há mais de dois anos. Outra ação recente aconteceu na região central. Foram desocupadas aproximadamente dez casas localizadas na rua Professora Brasília Castanho de Oliveira no mês de junho.

A procura constante dos proprietários pelo tribunal fez com que o judiciário criasse o Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse (Gaorp). O Gaorp deliberou propostas sobre duas áreas localizadas no município, um terreno com aproximadamente 250 mil metros quadrados no Bananal e outro, de área com 78 mil metros quadrados, na Vila Rio de Janeiro.

A equipe surgiu em razão dos conflitos fundiários decorrentes do cumprimento de ordens judiciais de reintegração de posse e também do impacto social do tema. O objetivo da equipe é procurar uma solução amistosa sobre os prejuízos de todos os envolvidos nos processos de reintegração.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -