Instituto Federal de Guarulhos é ocupado por alunos em protesto contra a PEC 241

A unidade de Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) foi ocupada por alunos na noite desta quarta-feira (21) em protesto contra a Proposta de Emenda Constituição (PEC) 241. Segundos os ocupantes, a intenção do ato é chamar a atenção das pessoas para os efeitos que a proposta pode acarretar no campus. Não há previsões para que a desocupação termine.

O estudante Lucas Dechem Calanca foi eleito representante dos alunos no ato e conta que, se aprovada, a proposta, que visa congelar gastos, entre eles da educação, irá dificultar ainda mais avanços na unidade. “Ano que vem esperamos ter ensino médio técnico, novos curso, ginásio e restaurante universitário. Porém, com a PEC aprovada, tudo isso estaria seriamente ameaçado”, comentou Dechem.
A ocupação, segundo Dechem, não tem prazo para terminar e quem determinará isso serão os próprios alunos. “Muitos trabalham e não podem ficar o dia todo aqui, então nós faremos assembleias três vezes por dia para determinarmos se a ocupação continua ou não, para que todos possam opinar”, relatou o estudante.

Não é só a unidade da cidade, que fica na avenida Salgado Filho, que está ocupada. A sede de Campinas já adere o movimento há 15 dias, enquanto que a de Catanduva está sem aulas há 20 dias. Por fim, Dechem conclui que o movimento é importante e responsável. “Estamos de forma pacífica aqui, inclusive os pais dos alunos estão nos apoiando”. A IFSP diz que está acompanhando de perto a ação dos alunos.

Reportagem: Gustavo Druzian
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -