Professor da USP debaterá crise na educação na abertura da Semcitec


Para falar sobre “Crise na educação e especificidade da experiência escolar”, a Semcitec trará o professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, livre docente em Filosofia da Educação na Universidade São Paulo (USP). Carvalho tem muita bagagem em metodologia de ensino e nas relações que envolvem alunos, professores e escolas. O professor, que será um dos palestrantes na abertura da 5ª Semcitec, desenvolve pesquisas sobre o pensamento político de Hannah Arendt e a educação no mundo moderno e atua na formação de professores em direitos humanos.

Em entrevista à Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o docente lembra que a escola é um espaço de experiências sociais e afetivas muito importantes na formação educacional que se desenvolve fora do núcleo familiar e que dela se espera sempre uma preparação para a vida. Entretanto, destaca, existe uma noção geral de que a escola e a educação estão no meio de uma crise. Esse é o ponto. A partir daí, o professor quer propor uma análise sobre o conceito de crise, e pensar o que é a crise na educação, refletir sobre esses tempos de caos, de desesperança que o País atravessa. Também examinar a especificidade do tempo e espaço escolar, o tempo de formação do aluno, e o sentido original da escola, como era na antiga Grécia, além de tratar de libertação e emancipação.

“A gente sempre acha que a educação vai preparar uma experiência de emancipação amanhã. Eu tenho muitas dúvidas sobre isso. Eu gostaria muito de pensar como a experiência escolar pode ser uma experiência de igualdade e de emancipação interna”, individual, embora sempre se possa “transmitir experiências que a gente crê, que possam ser significativas”, diz Carvalho.

O professor acredita que o tema que abordará se vincula diretamente à Semana por um único aspecto: “A Semcitec é uma semana que tem entre seus objetivos a troca de experiências e preparação para outros professores. Eu me encaixo nessa linha”. A seu ver, esse é um “aspecto importante para todo mundo, porque a educação afeta o nosso viver, mesmo que não sejamos pais ou alunos”.

Para conhecer a programação completa, acesse: http://semcitec.guarulhos.sp.gov.br

- PUBLICIDADE -