Guarulhos cai em ranking dos melhores municípios para se investir em negócios

- PUBLICIDADE -

Guarulhos caiu duas posições no ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócios. Segundo levantamento realizado pela Urban Systems, neste ano o município figura na 31ª posição, com nota 8,95. Em 2015 a cidade recebeu nota 11,08 ocupando a 29ª posição.
O segundo maior município do estado ficou atrás das cidades de Barueri, primeira colocada com nota 12,61; São Caetano do Sul (2ª); São Paulo (3ª); Campinas (8ª); Santos (17ª); e São Bernardo do Campo (19ª). Guarulhos superou apenas os municípios de Santo André (33ª), Osasco (36ª) e Mogi das Cruzes (62ª).

Na terceira edição da pesquisa, foram analisados 309 municípios com mais de 100 mil habitantes, responsáveis por 71% do Produto Interno Bruto (PIB). Na lista da consultoria, foram verificados 28 indicadores em quatro aspectos essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade: desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Dessa forma os melhores municípios são em desenvolvimento econômico, Barueri; desenvolvimento social São Caetano do Sul; infraestrutura, São Paulo; e capital humano Florianópolis. Para cada uma dessas sublistas, foram considerados indicadores específicos adicionais.
Segundo o levantamento, o ranking de 2016 mostra um aumento da concentração de cidades com atrativos para negócios no Estado de São Paulo. Agora, 40 das 100 melhores cidades para os negócios são paulistas. No ano passado eram 36 e, na primeira edição do estudo, em 2014, 30.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -