O Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos do terceiro trimestre de 2016 do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil aponta o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, como o melhor do país na categoria acima de 15 milhões de passageiros/ano, com nota 4,46, numa escala de 1 a 5. No item “satisfação geral do passageiro” no período, o terminal ficou em segundo lugar no ranking geral.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), manteve-se no posto de melhor terminal do país, com nota 4,68. Em terceiro lugar aparece o terminal de Recife (PE), com 4,43; seguido por Santos Dumont (4,40) e Viracopos, São Paulo, (4,39).

Entre os itens mais bem avaliados pelos passageiros do GRU Airport, estão “tempo de fila na emigração” (4,65), “cordialidade dos funcionários da emigração” (4,59) e “tempo de fila no check-in/autoatendimento” (4,52). Segundo a concessionária que administra o terminal, isso se deve ao quatro anos de gestão, período no qual a concessionária fez investimentos da ordem de mais de R$ 4 bilhões em obras de expansão da capacidade e ações voltadas para aumentar a qualidade dos serviços, melhorando a sensação de conforto e segurança em todos os terminais do GRU Airport.

No momento, estão em andamento as obras de modernização do Terminal 2, que ampliarão as áreas operacionais, como check-in, raio-X, controle de passaporte, restituição de bagagem, além de aumentar a oferta de lojas. A obra será entregue até o fim de 2017.
Ao todo, foram realizadas 13.721 entrevistas nos meses de julho, agosto e setembro de 2016. Desde que o estudo começou a ser realizado, em 2013, mais de 238 mil pessoas foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%. São 38 indicadores de serviços, atendimento, infraestrutura e gestão aeroportuária.

Aeroportos têm aprovação recorde de 89% dos usuários

Segundo o levantamento, no terceiro trimestre de 2016, os índices de satisfação do passageiro consagraram 15 aeroportos dentre os mais movimentados do Brasil, com a aprovação de 89% dos passageiros. O desempenho coloca o Brasil no patamar de satisfação conquistado por aeroportos asiáticos, considerados modelos mundiais pela ACI (Airports Council International): Changi, em Cingapura; Incheon, na Coreia do Sul; e Deng Xiaoping, na China.

Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação nos aeroportos pesquisados chegou a 4,24 – ante 4,16 no trimestre anterior –, registrando o maior valor do indicador desde que a nota 4 foi alcançada, no 2º trimestre de 2015. Significa que 89% dos passageiros consideram o serviço “bom” ou “muito bom”. Dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em comparação com o mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de 4. Cerca de 80% dos indicadores pesquisados conquistaram médias acima da meta 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here