Justiça Eleitoral realiza auditoria de urnas eletrônicas de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizará neste domingo (30), em paralelo ao segundo turno das Eleições 2016, auditoria para confirmar a segurança das urnas eletrônicas de Guarulhos.
O procedimento, também conhecido como votação paralela, será executado nos mesmos moldes da auditoria ocorrida durante o primeiro turno, mas com urnas sorteadas entre as seções eleitorais de todos os municípios que terão segundo turno.

No sábado (29), véspera do pleito, serão escolhidas aleatoriamente, por meio de sorteio, cinco urnas eletrônicas entre as 15.306 seções eleitorais de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Osasco, Sorocaba, Ribeirão Preto, Jundiaí, Bauru, Franca, Suzano e Guarujá. Essas são urnas oficiais que seriam utilizadas no pleito e, portanto, já haviam sido alimentadas com listas de candidatos e de eleitores.
Em Guarulhos serão usadas 2.830 urnas no segundo turno das eleições. A cidade possui sete zonas eleitorais e 902.810 eleitores. No total 13 municípios paulistas terão eleições no domingo totalizando 15.306 urnas e reunindo mais de 5,4 milhões de eleitores.

No dia das eleições a auditoria tem início às 8h em um salão da própria sede do TRE. Votos contidos em cédulas de papel, preenchidas no sábado por partidos políticos e por jovens de 8 a 15 anos, serão digitados nas urnas por funcionários da Justiça Eleitoral, em ambiente aberto e filmado. O procedimento tem a mesma duração da votação, e a apuração dos votos se inicia às 17h. O resultado da votação nas cédulas e nas urnas eletrônicas deve coincidir, a fim de comprovar que não houve adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -